Bruno Moniz e Daniela Sousa dominam em casa

Foto: Pedro Medeiros

Decorreu ao final da tarde deste Sábado a vigésima edição do Grande Prémio de Natal – Machico, evento organizado pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira em parceria com a Câmara Municipal de Machico, evento pontuável para o Circuito Madeira a Correr individual e colectivo, assim como para o Mini Madeira a Correr e Taça Jovem.

Apesar das condições climatéricas adversas, que levaram inclusive ao adiamento da noite do mercado local, 340 atletas compareceram na linha de partida para enfrentar os 5500 metros do percurso desenhado entre a Câmara Municipal de Machico e o Fórum Machico, com passagem pelo Poço do Gil e Porto de Recreio.

Machiquenses dominam

A correr em casa mas representando o Grupo Desportivo do Estreito, Daniela Sousa foi a mais rápida nas senhoras, vencendo com 20 minutos e 35 segundos, menos 19 segundos que a sua colega de equipa, Luísa Freitas, que ficou no lugar intermédio do pódio. Na terceira posição ficou mais uma atleta de Machico, Ana Luísa Viveiros, a representante da ADRAP efetuou os 5500 metros em 22 minutos e 5 segundos.

Nos homens, também vitória para um corredor de Machico, com Bruno Moniz a dominar a corrida masculina. O atleta da ADRAP efetuou o percurso desenhado nas artérias da Cidade de Machico em 16 minutos e 52 segundos. No segundo lugar do pódio ficou Edwin Nunes, o atleta da VIP-RC concluiu os 5500 metros em 17 minutos e 14 segundos. Na terceira posição a apenas 5 segundos do lugar intermédio do pódio ficou Paulo Macedo, o atleta da ADRAP terminou com 17 minutos e 19 segundos.

ADRAP domina colectivamente

Na classificação colectiva feminina, vitória para a formação da ADRAP com 14 pontos, em segundo lugar ficou o Clube de Atletismo do Funchal com 25 pontos, fechando o pódio o Clube Desportivo do Infante com 51 pontos.
Nos homens, domínio da ADRAP com 9 pontos, segunda posição para a VIP-RC com 24 pontos, fechando o pódio o Grupo Desportivo do Estreito com 28 pontos.

Campeonato Regional de Juvenis e Juniores

O Grande Prémio de Natal – Machico foi também o Campeonato Regional de Juvenis e Juniores, que efetuaram um percurso de 3500 metros.

Em Juvenis Femininos, Mariana Vargem não deu hipóteses à concorrência, a atleta do Ludens Clube de Machico dominou a prova terminando os 3500 metros com 13 minutos e 19 segundos. Na segunda posição ficou a atleta do Clube de Atletismo do Funchal, Joana Sousa, com 14 minutos e 7 segundos. Fechou o pódio feminino Carolina Boulhosa do Grupo Desportivo das Corticeiras, em 14 minutos e 30 segundos.

Nos Juvenis masculinos, Pedro Sousa foi o grande vencedor, o atleta da ACD Jardim da Serra efetuou os 3500 metros do percurso em 12 minutos e 10 segundos. No segundo lugar ficou Pedro Prioste, atleta do Ludens Clube de Machico, com o tempo de 12 minutos e 36 segundos. O lugar mais baixo do pódio coube a Francisco Belo da ACD Jardim da Serra, que efectuo o tempo de 12 minutos e 39 segundos.

Nos Juniores femininos, a grande vencedora foi Mariana Andrade, a atleta do Grupo Desportivo do Estreito venceu com facilidade, efetuando o percurso em 15 minutos e 9 segundos. Lugar intermédio do pódio para Rute Soares do Clube Escola do Estreito, com 16 minutos e 34 segundos. Petra Fernandes da ACD Jardim da Serra fechou o pódio com 17 minutos e 50 segundos.

Em Juniores Masculinos, vitória para Nuno Pereira, atleta do Grupo Desportivo do Estreito, que cortou a meta com o tempo de 11 minutos e 51 segundos. Segunda posição para Leandro Abreu, o atleta da ACD Jardim da Serra terminou com 12 minutos e 4 segundos. Fechou o pódio Tiago Abreu, atleta do clube da casa, Ludens Clube de Machico, com 12 minutos e 54 segundos.

Infantis e Iniciados também correram

No percurso de 1300 metros correram os escalões de infantis e iniciados.
Os pódios ficaram assim ordenados:

Infantis Femininos
1º lugar: Mariana Gois / Ludens Clube de Machico – 5m14s
2º lugar: Sara Abreu / Clube Desportivo Infante – 6m21s
3º lugar: Alexandra Ramos / Clube Futebol Andorinha – 6m22s

Infantis Masculinos
1º lugar: João Pedro Neves / ACD Jardim da Serra – 5m04
2º lugar: Bernardo Teixeira / Clube Futebol Andorinha – 5m11s
3º lugar: Tomás Remesso / Ludens Clube de Machico – 5m14s

Iniciados Femininos
1º lugar: Catarina Pinto / Grupo Desportivo do Estreito – 5m12s
2º lugar: Ana Luísa Catanho / ADRAP – 5m19
3º lugar: Margarida Roque / Clube Futebol Andorinha – 5m21s

Iniciados Masculinos
1º lugar: João Marote / Ludens Clube de Machico – 4m27s
2º lugar: Manuel Vieira / ADRAP – 4m39
3º lugar: Rodrigo Vieira / Ludens Clube de Machico – 4m42s

O circuito Madeira a Correr continua já na próxima Quinta-Feira, 21 de Dezembro, com o 6º Grande Prémio Arca D’Ajuda / Junta de Freguesia de São Martinho. Este evento é também pontuável para o Mini Madeira a Correr- As inscrições podem ser efetuadas no local até 30 minutos antes da partida, que será às 20h30 (prova principal)

Fotos: Pedro Medeiros – Madeira.run