Apresentação do III Trail da Boa Ventura

Foi apresentada esta manhã, na sede da Junta de Freguesia da Boa Ventura, a 3.ª edição do Trail da Boa Ventura, evento que decorrerá já no próximo domingo, 14 de janeiro. As intervenções de abertura couberam aos presidentes da Junta de Freguesia local – Joaquim Camacho – e da Câmara Municipal de São Vicente – José António Garcês -, os quais realçaram o papel catalisador e dinamizador que este evento traz à economia da freguesia e respetivo município, agradecendo igualmente a aposta da AARAM – Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira na organização e integração deste evento no Circuito “Trail Madeira”. Seguiu-se a intervenção do presidente da AARAM – Policarpo Gouveia -, que reforçou o potencial da freguesia em acolher eventos de trail running, “ouro verde” que abunda nesta freguesia, enaltecendo também o empenho e o apoio prestados pela Junta e Câmara na organização deste evento. Por fim, interveio o diretor técnico de trail running – Nuno Gonçalves -, que, a poucos dias da realização do evento, divulgou os números finais.

Assim, no conjunto das 2 provas que compõem o evento, estão confirmados 457 participantes, de 6 nacionalidades representadas, distribuídos da seguinte forma:

Trail Longo (25 km / 1620 D+): 240 participantes

Trail Curto (11 km / 774 D+): 207 participantes

Em termos logísticos, serão montados 4 postos de controlo e abastecimento, e mobilizados cerca de meia centena de colaboradores ao longo do percurso. Este evento contará novamente com o imprescindível apoio da GNR-GIPS, no capítulo da segurança em contexto de montanha.

No plano competitivo, e face ao alinhamento de luxo presente na prova principal, perspetiva-se uma luta interessante pela vitória, principalmente entre os seguintes atletas:

– Ricardo Gouveia, Flávio Remesso e Renato Andrade (ADRAP)

– Francisco Freitas, Sílvio Freitas, Vírgilio Ornelas (ACDJS)

– Marco Silva, Lúcia Franco, Fabiana Gonçalves (ADG)

– Leonardo Diogo (CAMadeira)

– Olívia de Sousa (CEE)

Na prova mais curta, o favoritismo recai sobre os seguintes atletas:

– Américo Caldeira, Cátia Fiqueli (CAF)

– Bruno Lambaz (CDCPM)

– Manuel Faria, Décio Abreu, Camila João (ACDJS)

– Roberto Rodrigues (ADG)

Para o seguimento online da performance dos atletas, a organização disponibilizará 2 plataformas: http://live.sporthive.com e http://muv-n.com.

Ao todo, por entre atletas, colaboradores e acompanhantes, é expectável que a Boa Ventura acolha no próximo domingo cerca de 1 milhar de pessoas associadas ao evento.

 

Site do evento: http://boaventura.trailmadeira.com