Bruno Moniz e Daniela Sousa Campeões Regionais de Corta-Mato

Bruno Moniz - Campeonato Regional de Corta Mato 2018Bruno Moniz - Campeonato Regional de Corta Mato 2018

Decorreu na manhã deste Domingo o Campeonato Regional de Corta-Mato, que teve como palco a zona circundante à Capela da Nossa Senhora da Piedade, junto à Quinta do Lorde.
Esta organização da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira consagrou os campeões regionais de Corta-Mato nas categorias Séniores, Sub-23 e Juniores em ambos os sexos, assim como os títulos colectivos.

247 atletas marcaram presença na linha de partida das 5 séries realizadas, 4 para atletas masculinos, com 7000 metros de distância (7 voltas ao percurso de 1000 metros), e 1 série para as atletas femininas, com um total de 5000 metros de distância.

Nas senhoras e na classificação absoluta, Daniela Sousa, atleta do Grupo Desportivo do Estreito, não deu hipóteses à concorrência, consagrando-se Campeã Regional de Corta-Mato com um tempo de 19 minutos e 38 segundos para concluir as 5 voltas ao percurso desenhado no Caniçal. Segunda posição para a sua colega de equipa, Luísa Freitas, que efetuou o tempo de 20 minutos e 13 segundos. Fechou o pódio feminino Camila João, a atleta da ACD Jardim da Serra concluiu o percurso em 21 minutos e 19 segundos.

Daniela Sousa - Campeonato Regional de Corta-Mato 2018

Daniela Sousa – Campeonato Regional de Corta-Mato 2018

Nas Juniores femininas participaram 2 atletas, com a atleta do Grupo Desportivo do Estreito, Mariana Andrade, a ser a mais rápida com 22 minutos e 31 segundos. Segunda posição para Rute Soares, a atleta do Clube Escola do Estreito fechou a classificação das juniores com 25 minutos e 52 segundos.

Nas Sub-23 femininas tivemos 2 participantes, mas apenas Vanessa Andrade, atleta da ADRAP, é filiada na AARAM, pelo que apesar de ter sido segunda classificada (a prova de Sub-23 foi ganha por Ana Monteiro do União Atlético Povoense), foi a vencedora do escalão com o tempo de 23 minutos e 56 segundos.

Na classificação colectiva feminina vitória para o Clube de Atletismo do Funchal com 40 pontos, segunda posição para o Grupo Desportivo das Corticeiras com 100 pontos, fechando o pódio colectivo feminino a equipa do Clube Desportivo do Infante, com 106 pontos.

Alberto Paulo vence nos homens, Bruno Moniz Campeão Regional.

Na corrida masculina, o cabeça de cartaz seria Alberto Paulo. O atleta apesar de ser Madeirense, está filiado pelo Sporting Clube de Portugal, pelo que não contou para a classificação dos Campeonatos Regionais. O atleta que à pouco tempo de sagrou Campeão Europeu de Corta-Mato por equipas mostrou o seu valor e acabou por vencer a corrida masculina com 22 minutos e 21 segundos.
Na segunda posição da geral mas sagrando-se Campeão Regional de Corta-Mato ficou Bruno Moniz, o atleta da ADRAP atacou na parte final e garantiu a vitória no Campeonato Regional, efetuando os 7000 metros do percurso em 22 minutos e 43 segundos. O Vice-Campeonato foi também para a ADRAP, para Paulo Macedo, que seguiu quase toda a prova com o seu colega, que viu escapar na meia volta final, mas assegurando a sua posição no pódio com 22 minutos e 55 segundos.
Fechou o pódio dos Campeonatos Regionais Manuel Fernandes, atleta do Grupo Desportivo do Estreito, que finalizou as 7 voltas ao percurso em 23 minutos e 31 segundos.

Nos Sub-23 Masculinos competiram 2 atletas, o mais rápido seria Leandro Abreu, da ACD Jardim da Serra, efetuado o percurso em 26 minutos e 6 segundos. Fechou o escalão Paulo Gonçalves, o atleta da ADRAP gastou 26 minutos e 43 segundos para efetuar os 7000 metros da competição.

Nos Juniores Masculinos Rúben Caldeira foi o mais rápido, o atleta da ADRAP venceu com 29 minutos e 4 segundos. Na segunda posição dos Juniores ficou Pedro Teles, atleta do Clube Desportivo Escola de Santana, que finalizou com 29 minutos e 24 segundos. Fechou o pódio o atleta do Ludens Clube de Machico, Tiago Abreu, com 30 minutos e 5 segundos.

Na classificação colectiva masculina, vitória para a ADRAP com 28 pontos, seguida do Clube de Atletismo do Funchal com 37 pontos, fechando o pódio colectivo masculino a VIP-RC, com 60 pontos.

No próximo dia 25 de Fevereiro, Domingo, vai decorrer a Estafeta Câmara de Lobos – Funchal, prova pontuável para o Circuito Madeira a Correr – Colectivo. As equipas são compostas por 5 elementos e as inscrições estão abertas até ao dia 22 de Fevereiro, na AARAM.

Resultados finais: http://atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2017/10/1890020_Corta-Mato-Absoluto.pdf

Fotos: Pedro Medeiros