Luísa Freitas e Ricardo Gouveia os mais rápidos no Caminho de Ferro

Decorreu ao final do dia deste Sábado a 2ª Edição da Corrida do Caminho de Ferro do Monte, evento organizado pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira e que recria a antiga ligação ferroviária que ligava o Pombal ao Terreiro da Luta.

140 atletas estiveram à partida das 3 distâncias oferecidas pela organização. Com partida comum na Rua do Pombal, o percurso principal de 3911 metros de distância e 100% a subir foi o maior desafio do dia. O percurso intermédio com cerca de 2500 metros de distância tinha o seu final no “Atalhinho”, no Monte. Já a prova mais curta terminou na Levada de Santa Luzia, com um percurso de 1000 metros.

Na corrida principal, Luisa Freitas foi a primeira mulher a chegar ao Terreiro da Luta, a atleta do Grupo Desportivo do Estreito efetuou o percurso em 39 minutos e 12 segundos. Na segunda posição ficou Carla Brandt, atleta do Clube Aventura da Madeira, com 42 minutos e 11 segundos. Na última posição do pódio feminino ficou Sara Rodrigues, atleta do Clube de Atletismo do Funchal, com 42 minutos e 31 segundos.

Nos homens, Ricardo Gouveia foi o atleta mais rápido a ligar o Pombal ao Terreiro da Luta, 32 minutos e 18 segundos foi o tempo gasto pelo atleta da ADRAP. Na segunda posição ficou Énio Silva, corredor do Clube de Atletismo do Funchal, que finalizou com o tempo de 32 minutos e 55 segundos. Fechou o pódio masculino Vítor Jesus, com o atleta do Clube de Montanha do Funchal a efetuar 33 minutos e 37 segundos.

No percurso intermédio, com partida do Pombal e chegada ao “Atalhinho”, Monte, Rita Barbosa foi a atleta mais rápida a efetuar o percurso, a corredora do Sporting Clube da Madeira a fazer 30 minutos e 43 segundos. Segunda posição para Regina Batista, do Clube de Montanha do Funchal, com 33 minutos e 57 segundos. No lugar mais baixo do pódio ficou Maria Silva, do CCDT Horários do Funchal, com 34 minutos e 16 segundos.

Nos homens na ligação ao “Atalhinho” triunfou Albino Barbosa, do Sporting Clube da Madeira, com o tempo de  23 minutos e 48 segundos. Lugar intermédio do pódio para Jorge Calaça, do Grupo Desportivo das Corticeiras, com o tempo de 24 minutos e 17 segundos, com Raul Mendes da VIP-RC a finalizar na terceira posição com 24 minutos e 43 segundos.

A corrida mais curta do programa ligou o Pombal à Levada de Santa Luzia, com 1000 metros de distância. Nas senhoras o Clube Desportivo do Infante preencheu os 3 lugares do pódio, com a atleta mais rápida a ser Carla Caires, com 6 minutos e 9 segundos. Segunda posição para Rute Camacho, com 6 minutos e 49 segundos, com o último lugar do pódio a ficar para Mónica Castanha, com 8 minutos e 6 segundos.

Nos homens, triunfo para Bruno Faria Abreu, atleta do Clube Desportivo do Infante, completando o percurso em 5 minutos e 18 segundos. Lugar intermédio do pódio para José Rodrigues, do CCDT Horários do Funchal, com 5 minutos e 34 segundos. Terceiro lugar para Mauricio Branco, do Clube Aventura da Madeira, com 9 minutos e 32 segundos.

No final a cerimónia de entrega de prémios prosseguiu no Hotel Quinta do Monte – Panoramic Gardens, com um convívio/jantar para todos os atletas e voluntários do evento.

No dia 6 de Agosto a competição volta À estrada, com a realização do Grande Prémio Art’Camacha, evento pontuável para o Circuito Madeira a Correr – Re/Max Elite.

Fotos: Aníbal Rodrigues