Porto Santo Nature Trail – inscrições até 15 de fevereiro de 2019

O evento, que foi apresentado oficialmente esta tarde, nas instalações da Porto Santo Line, decorrerá nos dias 2 e 3 de março de 2019. Todas as informações sobre o regulamento podem ser consultadas através da página https://www.portosantonaturetrail.com

A AARAM – Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, em parceria com a Câmara Municipal do Porto Santo, promove mais uma edição do “Porto Santo Nature Trail®”. O evento, que foi apresentado oficialmente esta tarde, nas instalações da Porto Santo Line, decorrerá nos dias 2 e 3 de março de 2019.

Policarpo Gouveia, presidente da AARAM, disse que a aposta no Porto Santo Nature Trail, já arrojada por ocasião da primeira edição, tem dado frutos. “Nesta sétima edição temos um programa excepcional para todos”, um programa que desafia os atletas, e “com o contributo de todos os parceiros vamos para a frente e este ano queremos ter, no mínimo, cerca de 1000 pessoas no Porto Santo”. Referir que, no momento, contam-se mais de 300 participantes inscritos.

O diretor da Porto Santo Line, uma das entidades patrocinadoras, sublinhou que este evento, que associa a parte desportiva com a parte lúdica, é muito importante para a economia local do Porto Santo. Sérgio Gonçalves lembrou que todas as iniciativas que acontecem na ilha durante o inverno revestem-se ainda de maior importância, por combaterem a sazonalidade. “É fundamental que em épocas mais baixas possamos ter eventos de grande dimensão. Não podemos esquecer que a introdução do subsídio social de mobilidade entre as duas ilhas vem potenciar este tipo de eventos”.

Pela parte da Direção Regional de Juventude e Desporto, David Gomes deixou a garantia do apoio ao Porto Santo Nature Trail, não apenas porque dinamiza a prática de exercício físico, mas sobretudo porque permite o envolvimento de todos os portossantenses.  A parceria da Câmara Municipal do Porto Santo foi “uma visão estratégia” para o desenvolvimento da ilha. “Estamos empenhados em que maior número de provas cheguem ao Porto Santo. Esta prova na minha perspetiva tem uma margem de crescimento enorme, porque o Porto Santo tem verdadeiros nichos de paraíso que fazem a diferença”.

O “Porto Santo Nature Trail®” é um evento de trail running, que decorre integralmente na ilha do Porto Santo e que integra três provas pontuáveis para o ranking do Circuito Trail Madeira, época 2018-19: Porto Santo Nature Trail® (PSNT) – 42,5 km e 2002 metros de desnível positivo (formato circular) – Campeonato Regional de Trail Ultra; Trail do Porto Santo (TPS) – 21,4 km e 1143 metros de desnível positivo (formato linear); e Mini Trail do Porto Santo (MTPS) – 6,7 km e 237 metros de desnível positivo (formato linear). Haverá ainda uma prova-extra para os mais jovens: Kids Trail do Porto Santo (KTPS) – entre 1 km e 3 km (formato circular).

A saber, a prova PSNT apurará os campeões regionais, individuais e coletivos, ao Campeonato Nacional de Trail Ultra, que se realizará na Serra da Estrela a 11 de maio. “Creio que será também um motivo extra de interesse e lanço o repto a todos os atletas, principalmente aos atletas de elite, para que concorram nesta prova”, sublinhou o diretor técnico da prova, Nuno Gonçalves, acrescentando ainda que os participantes inscritos para a distância de 42,5 km terão a oportunidade de “dar uma volta à ilha”, visitando os locais mais emblemáticos da ilha dourada.

A organização informou ainda que as inscrições estão abertas até ao dia 15 de fevereiro de 2019, através dos endereços: http://portosantonaturetrail.com e http://atletismodamadeira.pt, sendo que alguns participantes poderão ter a sua inscrição gratuita, desde que cumpram alguns requisitos.

Por exemplo, “os participantes filiados na AARAM, que completaram pelo menos 60% das provas do Circuito Trail Madeira da época transata usufruirão de inscrição gratuita em qualquer prova do Porto Santo Nature Trail 2019”. De igual modo, “os participantes filiados na associação, inscritos na prova PSNT – Campeonato Regional de Trail Ultra, e integrados no escalão seniores, usufruirão, ainda, de viagem marítima gratuita”.

Referir ainda que a AARAM disponibilizará pacotes especiais para os participantes, que contemplam transporte marítimo, de passageiros e viaturas, e alojamento. Todas as informações sobre o regulamento podem ser consultadas através da página https://www.portosantonaturetrail.com