Marco Silva e Camila João campeões na Ilha Dourada

Decorreu hoje na ilha dourada, num dia verdadeiramente primaveril, a 6.ª edição do Porto Santo Nature Trail, quinta prova do Circuito Regional de Trail Running da presente época e que também serviu para coroar o campeão regional na vertente Trail, na prova de 21 km.

E foi precisamente nesta prova – TPS, que se registou a maior adesão de participantes, com 150 atletas classificados. Marco Silva (ADG) e Camila João (ACDJS) viriam pois a conquistar o título em causa, garantindo assim o apuramento para a participação no Campeonato Nacional de Trail. Após o tiro de partida, Marco Silva (ADG), Bruno Silva (GDE) e a dupla da ADRAP, Ricardo Gouveia e Flávio Remesso, imprimiram um ritmo bastante vivo e logo se percebeu que a vitória sorriria a um destes atletas. À medida que se aproximava o final, Marco Silva conseguiria mesmo desenvencilhar-se da dupla da ADRAP, vencendo Flávio Remesso por apenas 25 segundos. O pódio nesta prova ficaria assim constituído:
21,4 km – Masculino
1- Marco Silva – AD Galomar – 1h41m44s
2- Flávio Remesso – ADRAP – 1h42m09s
3- Ricardo Gouveia – ADRAP – 1h42m41s

No setor feminino, Camila João (ACDJS) não deu quaisquer hipóteses, vencendo com autoridade a consagrada Lúcia Franco (ADG). O pódio completo foi o seguinte:
21,4 km – Feminino
1- Camila João – ACD Jardim da Serra – 2h16m23s
2- Lúcia Franco – AD Galomar – 2h26m14s
3- Marilisa Fernandes – CAFH – 2h27m45s

Em termos coletivos, vitória para a ADRAP (masculino) e ACDJS (feminino).
Já na prova mais longa – PSNT, que sofreu um encurtamento por razões de segurança, cedo se formou um quarteto constituído por Bruno Dantas (ATLAFA), Américo Caldeira (CAF), Magno Sousa e Virgílio Ornelas (ACDJS), embora a vitória tenha sido discutida a dois, com Bruno Dantas a conseguir superiorizar-se já na parte final a Américo Caldeira por uma margem segura de mais de 3 minutos. Finalizaram 89 atletas.
O pódio completo ficaria assim composto:
36 km – Masculino
1- Bruno Dantas – ATLAFA – 3h11m15s
2- Américo Caldeira – CAFH – 3h14m31s
3- Magno Sousa – ACD Jardim da Serra – 3h23m31s

Do lado feminino, Ana Viveiros (ADRAP) liderou a prova inteira, apesar da excelente réplica da Cátia Fiqueli (CAF) que na parte final ainda conseguiu aproximar-se daquela, mas não o suficiente para ganhar.
36 km – Feminino
1- Ana Luísa Viveiros – ADRAP – 4h07m15s
2- Cátia Fiqueli – CAFH – 4h07m16s
3- Vânia Joaquim – ADRAP – 4h25m29s

Em termos coletivos, vitória para a ACDJS (masculino) e CDI-M (feminino).
Finalmente, na prova mais curta, Roberto Rodrigues (ADG) levou a melhor sobre o seu colega de equipa, Élvio Melim, enquanto no setor feminino a luta foi intensa, com Edna Rodrigues (GDE) a cortar a linha de meta com apenas 3 segundos sobre Telma Alves (ADRAP). Terminaram com sucesso 94 atletas.
O pódio completo ficaria assim composto:
6,7 km – Masculino
1- Roberto Rodrigues – AD Galomar – 33m21s
2- Élvio Melim – AD Galomar – 34m38s
3- Telmo Pão – CDES – 35m05s
6,7 km – Feminino
1- Edna Rodrigues – GD Estreito – 43m46s
2- Telma Alves – ADRAP – 43m49s
3- Laureen Teixeira – CKC – 45m21s

O evento prossegue este Domingo com a realização do “Trail Kids”, agendado para as 12h00, junto ao RG3 – Destacamento do Porto Santo, após o qual será realizada a cerimónia de entrega de prémios e convívio final.

Resultados finais:

Foto: Pedro Medeiros