Sete equipas da Madeira apuradas para a 1ª e 2ª divisões

Decorreu este fim-de-semana (27 e 28 de maio) o apuramento para os Campeonatos Nacionais de Clubes.

Inscreveram-se nesta competição 52 equipas femininas e 61 equipas masculinas que disputaram esta competição simultaneamente em quatro locais distintos espalhados por todo o país: os clubes do Norte competiram em Guimarães, os clubes do Centro competiram em Fátima, os clubes do Sul e Açores competiram em Vendas Novas e os clubes da Madeira competiram na Ribeira Brava.

 

Os resultados foram todos agrupados e revelaram-se bastante satisfatórios para os clubes madeirenses que qualificaram 7 equipas para as finais da 1ª e da 2ª divisões (apuravam as 7 primeiras equipas para a 1ª divisão, as 8 seguintes para a 2ª divisão e as 8 seguintes para a 3ª divisão – estavam dispensadas desta fase de qualificação as equipas campeãs da época passada: Sporting em femininos e Benfica em masculinos).

O próximo quadro resume a classificação das equipas da Madeira:

CNC-apuram_resumo2

As finais da 1ª divisão e da 2ª divisão estão agendadas para serem disputadas a 22 e 23 de julho, em Leiria.

 

Para além dos resultados coletivos houve ainda muitos motivos de satisfação pela qualidade dos resultados individuais.

Houve muitos recordes pessoais a registar, com alguns progressos bem interessantes e nada menos que cinco Recordes Regionais batidos:

  • Nuno Pereira (GDE) – bateu os recordes juvenis dos 800m com 1’55″64 e dos 1500m com 3’55″83, tendo vencido ambas as provas na Madeira e conseguido a 2ª melhor marca entre todos os grupos nos 1500m!
  • Maria Bernardo (ADRAP) – bateu o recorde regional de juniores nos 3000m marcha, com 14’24″98.
  • Décio Andrade (GDE) – bateu o seu recorde regional de Sub-23, com a marca de 59,38m no lançamento do martelo, terminando também com a segunda marca entre todos os grupos.
  • Paulo Neto (AJS) – bateu também o recorde regional de Sub-23 nos 110 metros barreiras, com a marca de 14″77, que foi a melhor de todos os grupos.

Houve ainda vários atletas a terminar dentro das 3 melhores marcas entre todos os grupos, havendo a destacar (além dos já mencionados) Joana Soares (AJS) que fez a melhor marca nos 3000 m obstáculos (10’25″93) e Filomena Costa (AJS) que também fez a melhor marca nos 3000 m (9’45″41).

Finalmente, não podemos deixar de referir, entre vários outros que também mereceriam um elogio, o enorme progresso da juvenil Ana Beatriz Gomes (CSM) que lançou o peso de seniores a 12,24 (4ª melhor entre todos os grupos) e que, em prova de preparação realizada também este fim-de-semana, melhorou o seu recorde pessoal em mais de um metro, para 14,28m, com o engenho do seu escalão etário (3kg), passando a ser a líder nacional de juvenis nesta prova.

No próximo quadro podemos ver os vencedores individuais das provas realizadas no grupo Madeira:

CNC-apuram_resumo1

 

Os resultados completos de todos os grupos podem ser consultados AQUI.