Zequiel Freitas vence a Eco Madeira Ultra Maratona 2017!

Decorreu este fim de semana a segunda edição da Eco Madeira Ultra Maratona, evento organizado pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira e que tem a particularidade de circundar da Ilha da Madeira ao longo de 168km, na sua maioria em Caminhos Reais, apesar de nesta edição uma das partes mais míticas (Fajã da Ovelha – Paul do Mar – Prazeres) estar encerrada devido a obras.

Zequiel Freitas, do CCD da Câmara Municipal do Funchal envergava o peitoral número 1, como único atleta repetente na prova principal que partiu do Funchal, e tudo fez para honrar o seu número, já que desde o início se destacou dos demais participantes e fez praticamente 164 quilómetros a solo, sendo o vencedor no final com 24 horas, 42 minutos e 14 segundos.

Na segunda posição ficou o Belga Arne Verstraeten, que nas primeiras dezenas de quilómetros seguiu em grupo com mais alguns atletas, decidindo atacar o segundo lugar ao final do primeiro terço da prova, lugar que manteria até ao final, chegando ao Funchal com 25 horas, 59 minutos e 3 segundos.

Efetuando as 100 milhas sempre juntos, Bernardino Morgado cortaria a meta junto com Fernando Freitas, atleta da RC-VIP, com 27 horas, 38 minutos e 57/8 segundos respectivamente, com vantagem para o atleta que representa o CCDT Horários do Funchal.

Na quinta posição ficou o atleta do Clube de Montanha do Funchal, Donald Zutterman, atleta belga que aproveitou a nossa ilha para passar a reforma, completou as 100 milhas em 31 horas, 26 minutos e 33 segundos, nada mau para um Veterano 60!

Sexto lugar na prova para Marco Caires, o atleta do Clube de Montanha do Funchal gastou 35 horas, 26 minutos e 51 segundos para dar a volta à Ilha, prova que fez em grande parte acompanhado por Maurício Sousa, que entretanto viria a ser penalizado em 15 minutos por um desvio no percurso, terminando com um tempo de 35 horas, 41 minutos e 39 segundos, fechando no sétimo lugar.

O único abandono nesta competição foi o de José Gama, com o atleta dos Horários do Funchal a abandonar a pouco menos de 20km da meta, na zona do Campanário, quando era sexto classificado.

Eco Maratona

Com partida nos Prazeres, a Eco Maratona apresentava um percurso de 46km (após algumas alterações) e seguia o mesmo percurso das 100 milhas até ao Funchal. Décio Abreu, atleta da ACD Jardim da Serra foi o mais rápido nesta ligação, com um tempo de 4 horas, 33 minutos e 23 segundos, menos 15 minutos que o vencedor da edição de 2016, Manuel Jesus, do CD Infante, que gastou 4 horas, 48 minutos e 29 segundos. Fechou o pódio João Batista, com 5 horas, 14 minutos e 37 segundos.

Nas senhoras, vitória para a atleta do CDC Porto Moniz, Maria João Abreu, que alcançou a quarta posição na classificação geral absoluta, com 5 horas, 15 minutos e 19 segundos. Segunda posição para Catarina Serrão, a atleta do Ludens Clube de Machico fechou com 5 horas, 43 minutos e 17 segundos. Na posição mais baixa do pódio ficou Nélia Nascimento, a atleta do CCD Câmara Municipal do Funchal ligou os Prazeres ao Funchal em 7 horas, 33 minutos e 59 segundos.

Mini Eco Maratona

Com 14km de extensão e partida na Quinta Grande, a prova mais curta do evento Eco Madeira Ultra Maratona foi também a mais participada. A forte subida para o Cabo Girão e a descida técnica para a Caldeira apresentavam-se como as maiores dificuldades. Alcino Abreu (CCD Câmara Municipal do Funchal) foi o atleta mais rápido e o único a baixar da 1 hora de prova, realizando o percurso em 58 minutos e 48 segundos. Na segunda posição ficou Raul Mendes, o atleta Veterano 55 da VIP-RC gastou 1 hora e 51 segundos. Fechou o pódio o atleta do Clube Desportivo Escola de Santana, João Manuel Sousa, com  1 hora, 5 minutos e 36 segundos.

A próxima edição da Eco Madeira Ultra Maratona está agendada para 15 de Março de 2019!