Mais de 400 atletas no Grande Prémio 1º de Maio

A Ribeira Brava foi hoje palco do já habitual Grande Prémio 1º de Maio, evento de atletismo organizado pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira e que pontuou para o Circuito Madeira a Correr – Re/Max Elite. Paralelamente disputou-se corridas para os atletas mais jovens, onde foi disputado o Campeonato Regional de estrada para os escalões de Infantis e Iniciados.

412 atletas participaram neste evento, criando um ambiente fantástico, uma festa do atletismo regional!

Participando sozinho na Corrida de Cadeira de Rodas, José Manuel Reis, atleta do Clube Sport Marítimo percorreu os 1000 metros da sua prova em 6 minutos e 47 segundos.

Na corrida principal, que se disputou na distância de 6500 metros, num percurso delineado inteiramente dentro da Vila da Ribeira Brava, 56 mulheres estiveram à partida, e onde Cátia Santos voltou a vencer com autoridade. A atleta do Grupo Desportivo do Estreito está a dominar o Circuito Madeira a Correr – Re/Max Elite, e hoje percorreu os 6500 metros do percurso em 21 minutos e 18 segundos. Na segunda posição ficou Joana Soares, a atleta da ACD Jardim da Serra efetuou o tempo de 22 minutos e 12 segundos. No lugar mais baixo do pódio ficou Luísa Freitas, a atleta do Grupo Desportivo do Estreito fez o tempo de 23 minutos e 16 segundos.

Colectivamente vitória para o Grupo Desportivo do Estreito com 10 pontos, segunda posição para o Clube de Atletismo do Funchal com 20 pontos, fechando o pódio por equipas a ACD Jardim da Serra, com 36 pontos.

Na corrida principal masculina, Os dois primeiros atletas cortaram a meta com o mesmo tempo, mas sem luta ao sprint, com Paulo Macedo da ADRAP e Roberto Prioste do Grupo Desportivo do Estreito a cortarem a meta juntos, om o primeiro lugar a ser atribuido a Paulo Macedo. Os dois atletas efetuaram o percurso em 19 minutos e 28 segundos.
Na posição mais baixa do pódio ficou Edwin Nunes, o atleta da VIP-RC terminou com 20 minutos e 12 segundos.

Coletivamente vitória para o Grupo Desportivo do Estreito com 13 pontos, segundo lugar para a formação da VIP-RC com 17 pontos, fechando o pódio coletivo o Clube de Atletismo do Funchal com 28 pontos.

Campeões de Infantis e Iniciados apurados!

Foram apurados os Campeões Regionais de Estrada nos escalões de Infantis e Iniciados.
Nos mais novos, os infantis, Solange Nunes sagrou-se Campeã Regional, a atleta do Clube Escola do Estreito efectuou os 1100 metros da prova em 4 minutos e 24 segundos. Vice-Campeonato para Fátima Pita, também do Clube Escola do Estreito, com 4 minutos e 27 segundos, com Silvana da Silva da ACD Jardim da Serra a fechar o pódio infantil, com 4 minutos e 28 segundos. Coletivamente vitória para o Clube Escola do Estreito, seguido da ACD Jardim da Serra, fechando o pódio o Clube Sport Marítimo.

Nos rapazes, Tiago Martins sagrou-se Campeão Regional, o atleta do Clube Sport Marítimo fez o tempo de 3 minutos e 42 segundos. Vice-Campeonato para Daniel Faria, do Clube Escola do Estreito, com 3 minutos e 54 segundos, com o seu colega de equipa Tiago Rodrigues a fechar o pódio, com 3 minutos e 59 segundos. Por equipas vitória para o Clube Escola do Estreito, com o Clube Sport Marítimo a ficar no lugar intermédio do pódio, com o terceiro lugar a sorrir ao Grupo Desportivo do Estreito.

Iniciados

2000 metros foi a distância percorrida pelo escalão de iniciados, onde nas raparigas a mais rápida e Campeã Regional foi Catarina Pinto, atleta do Clube Escola do Estreito, com o tempo de 8 minutos e 7 segundos. Segunda posição e Vice Campeonato para Ana Luisa Catanho, atleta da ADRAP, com 8 minutos e 11 segundos. Fechou o pódio das iniciadas Marta Faria do Clube Escola do Estreito, com o tempo de 8 minutos e 29 segundos. O Grupo Desportivo do Estreito venceu coletivamente, segunda posição para a ADRAP e terceiro lugar para a ACD Jardim da Serra.

Nos rapazes, o vencedor da prova foi Pedro Monteiro, do União Atlético Povoense, com 6 minutos e 55 segundos, mas por não ser filiado na Madeira o titulo de Campeão Regional de Estrada foi para Manuel Vieira, da ADRAP, que terminou com o mesmo tempo do seu colega de equipa e Vice-Campeão Regional, Hélder Henriques, com o tempo de 7 minutos e 39 segundos. Vitória coletiva para a ADRAP, secundada pela formação da ACD Jardim da Serra, com o Grupo Desportivo do Estreito a fechar o pódio dos Iniciados Masculinos.

Restantes escalões jovens

Benjamins A Femininos
1º lugar: Lara Freitas – Externato de São João – 1m20s
2º lugar: Inês Costa – 1m29s
3º lugar: Isaura Santos – Escola da Ribeira Brava – 1m31s

Benjamins A Masculinos
1º lugar: Tiago Freitas – EB1 Lourençinha – 1m08s
2º lugar: Marcos Faria – Grupo Desportivo do Estreito – 1m18s
3º lugar: Gonçalo Silva – Clube Sport Marítimo – 1m19s

Benjamins B Femininos
1º lugar: Lia Viveiros – Escola da Serra D’Água – 1m06s
2º lugar: Valentina Gonçalves – Clube de Atletismo do Funchal – 1m12s
3º lugar: Francisca Martins – Clube Sport Marítimo – 1m15s

Benjamins B Masculinos
1º lugar: Simão Carvalho – ADRAP – 1m01s
2º lugar: José Pestana – Escola da Tabua – 1m07s
3º lugar: Nuno Cafôfo – Clube Sport Marítimo – 1m11s

Juvenis Femininos
1º lugar: Gabriela Silva – ACD Jardim da Serra – 7m51s
2º lugar: Inês Camacho – ACD Jardim da Serra – 9m24s
3º lugar: Joana Soares – Clube Escola do Estreito – 10m26s

Juvenis Masculinos
1º lugar: Eduardo Pestana – ACD Jardim da Serra – 6m45s
2º lugar: Samuel Ribeiro – ADRAP – 7min
3º lugar: Francisco Henriques – Grupo Desportivo do Estreito – 7m06s

O Circuito Madeira a Correr – Re/Max Elite continua na manhã do próximo Domingo, com o Circuito do Monte.

Resultados finais: https://atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2018/05/1890037_1%C2%BA-Maio.pdf

Fotos: Aníbal Rodrigues