5 vitórias nos nacionais de juniores

Nuno Pereira

Foram cinco as vitórias obtidas por atletas da Madeira nos nacionais de juniores que decorreram este fim de semana (30/jun e 1/jul) em Vagos.

Regressado do meeting internacional de juniores em Mannheim (23/jun) onde foi segundo com 3’54″55 nos 1500m, Nuno Pereira (GDE) venceu categoricamente as provas de 800m (1’52″22) e de 1500m (4’01″72) destes campeonatos nacionais demonstrando a sua grande categoria e consistência de resultados.

Pedro Buaró – 4,95m

Pedro Buaró (GDE) voltou a voar! Este jovem, ainda juvenil, venceu o salto com vara com 4,95m, voltando a pulverizar os seus próprios recordes regionais de juvenis e de juniores. Com este resultado Pedro está já dentro dos 10 melhores atletas da Europa no seu escalão etário, abrindo boas perspectivas para a sua participação nos europeus de sub-18 que decorrerão durante esta semana em Gyor (Hungria).

Mariana Pestana (ACDSJ), também irá participar nos europeus de sub-18 e também foi a campeã do lançamento do martelo, com 51,35m (melhor marca regional de juvenis com o engenho de 4kg) demonstrando mais uma vez o enorme progresso que tem feito esta época.

Ana Beatriz Gomes

Finalmente, a outra campeã foi Ana Beatriz Gomes (CSM) que venceu um renhido concurso de lançamento do disco, com 40,33m, revelando um forte espírito competitivo.

Ao pódio foram ainda Ângela Silva (ADRAP) que foi 2ª no lançamento do martelo (49,72m), Milena Lucena (GDE) que foi 3ª no salto em altura (1,57m) depois do segundo lugar nos juvenis e Diogo Freitas (GDE) que, após a frustração dos três ensaios nulos nos nacionais de juvenis, foi agora 3º nos juniores, lançando 48,97m com o engenho de 6kg.

Destaque ainda para a estafeta feminina do G.D. Estreito, que bateu o recorde regional de 4x100m com 49″05, classificando-se na 4ª posição.

O próximo quadro resume os resultados dos medalhados nesta competição:

Os resultados completos podem ser consultados AQUI.

 

Por cá, disputaram-se os campeonatos regionais de iniciados. O G.D. Estreito venceu a competição feminina e a A.D.R.A.P. venceu a masculina, conforme se pode constatar no quadro seguinte:

Estes clubes (GDE e ADRAP) foram também os vencedores da Taça de Iniciados, que se concluiu com estes campeonatos.

Os principais destaques individuais vão para:

  • Tiago Camacho (CSM) que venceu 4 provas e bateu o recorde regional de iniciados nos 250m barreiras, com 33″85
  • Manuel Vieira (ADRAP) que venceu 3 provas e bateu o recorde regional de iniciados no salto em altura, com 1,82m
  • Joana Viveiros (CSM) que venceu o lançamento do dardo com recorde dos campeonatos (31,02m)
  • Catarina Sá (GDE) que venceu as 4 provas em que participou

O próximo quadro resume os vencedores das provas individuais (clicar para ampliar):

Os resultados completos podem ser consultados AQUI.