Joana Soares é vice campeã de Portugal

Joana Soares e Daniela Sousa

Joana Soares sagrou-se este fim de semana (7 e 8 de julho) vice campeã dos 3.000 metros obstáculos nos Campeonatos de Portugal disputados em Leiria.

A atleta do Jardim da Serra melhorou o seu recorde pessoal em sete segundos para 10’11″12, mas isso não foi suficiente para repetir pela quarta vez a proeza dos últimos três anos, em que subiu ao degrau mais alto do pódio, que desta vez foi ocupado por Emília Pisoeiro do Recreio Desportivo de Águeda.

Daniela Sousa (GDE) completou o pódio nesta disciplina com 10’29″74, muito próximo do seu recorde pessoal.

Paulo Neto (AJS), apesar de 4º na prova, foi o segundo português nos 110m barreiras com 14″49 (muito perto do seu recorde absoluto), conquistando assim a medalha de prata nesta disciplina.

Décio Andrade (GDE) apesar de um pouco abaixo dos seus últimos resultados (recorde regional absoluto e 4º melhor português de sempre) classificou-se no 3º lugar com 59,10m no lançamento do martelo.

Finalmente, a júnior Ângela Silva (ADRAP) foi também a  portuguesa no lançamento do martelo com 49,70m.

Ângela Silva

Além dos atletas que foram ao pódio, os nossos juniores estiveram também em bom plano nos Campeonatos de Portugal:

  • Nuno Pereira (GDE) foi nos 800m com 1’53″22
  • Ana Beatriz Gomes (CSM) foi no lançamento do disco com 40,23m

Mas houve outros atletas classificados a um degrau do pódio:

  • Bernardo Pereira (AJS) foi nos 400m com 48″78
  • a estafeta feminina do Jardim da Serra foi nos 4x400m com 4’09″77

Uma referência muito especial para a madeirense Rosalina Santos, que treina na Madeira mas representa o Sporting, e que se sagrou pela primeira vez campeã de Portugal dos 200m, com 23″89, tendo sido ainda vice campeã nos 100m com 11″69.

 

Os resultados dos Campeonatos de Portugal podem ser consultados AQUI.

 

Mas a última semana foi recheada de competições. Eis um pequeno resumo:

Tiago Camacho

Em Viana do Castelo (7/julho) disputou-se o Tetratlo Jovem Nacional onde participou uma pequena seleção da Madeira que se classificou em 8º entre as 19 seleções regionais participantes. Destacaram-se:

  • Tiago Camacho (CSM) – no Tetratlo 1 para iniciados, com 2439 pontos
  • Milena Lucena (GDE) – 4ª no Tetratlo para juvenis, com 2229 pontos (a apenas 2 pontos do 3º lugar)
  • Manuel Vieira (ADRAP) – 5º no Tetratlo 2 para iniciados, com 2257 pontos

O Meeting da Maia (4/julho) reuniu um lote de excelentes atletas

  • Nuno Pereira (GDE) venceu os 1.500m com 3’47″28, marca que constitui novo recorde regional de juniores e que daria acesso aos campeonatos do mundo de juniores caso tivesse sido feita uns dias antes… um momento de felicidade amarga para este jovem e muito promissor atleta. Haverá, seguramente, mais oportunidades!

Mariana Pestana

Na última semana (5 a 8 de julho) decorreram os Campeonatos da Europa de sub-18, em Gyor, na Hungria.

  • João Pedro Buaró (GDE) foi finalista, classificando-se em 10º lugar no salto com vara, com 4,85m – esta classificação apura-o para participar, em outubro, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires.
  • Mariana Pestana (ACDSJ) ficou um pouco aquém das suas próprias expectativas, classificando-se na 25ª posição no lançamento do martelo, com 56,10m – é de realçar porém, o extraordinário progresso que esta jovem fez esta época, pois ainda em dezembro passado o seu melhor resultado era de 47 metros, progredindo até aos 61 metros que fez em junho e que lhe permitiram participar nos Europeus do seu escalão!