Estreito vence Regionais Absolutos de pista

O Grupo Desportivo do Estreito venceu este fim de semana (14-15/julho) os títulos coletivos femininos e masculinos dos Campeonatos Regionais Absolutos de verão, disputados na pista da Ribeira Brava e nas instalações do RG3.

O Jardim da Serra deu alguma réplica, principalmente no sector feminino. O Marítimo completou o pódio coletivo feminino e a ADRAP o masculino, como se pode ver no próximo quadro. Saúda-se, como já vem sendo habitual, a participação do Clube de Atletismo do Funchal nestes campeonatos de pista, apesar do seu foco principal serem as provas de corrida fora da pista.

Joana Soares

As principais figuras destes campeonatos foram:

  • Joana Soares (AJS) que estabeleceu novos recordes dos campeonatos nos 3000m (9’38″35) e nos 3000m obstáculos (10’05″41 – resultado que daria para ser campeã de Portugal na semana anterior…) – depois destes recordes pessoais batidos em contra-relógio, Joana ainda foi fazer uma “perninha” aos 400m barreiras para ajudar a sua equipa e terminou com mais um recorde pessoal: 64″20.

 

Nuno Pereira

  • Nuno Pereira (GDE) também estabeleceu um novo recorde dos campeonatos nos 800m com um excelente recorde pessoal de 1’50″04 (a escassos 4 centésimos do recorde regional de juniores)

 

  • Décio Andrade (GDE) no lançamento do martelo (62,42m) e Antónia Borges (GDE) no lançamento do peso (13,74m) também estabeleceram novos recordes dos campeonatos

 

  • As meninas da estafeta feminina de 4x100m do Estreito, constituída por Sofia Ferreira, Tatiana Silva, Ema Camacho e Cátia Garcia Santos, também estabeleceram um novo máximo dos campeonatos com 48″51.

 

 

  • Além dos recordistas, Cátia Santos (GDE) também fez um resultado digno de registo nos 1500m com uma nova melhor marca pessoal de 4’26″94.

 

Eis o quadro dos campeões regionais absolutos de 2018 (clicar no quadro para ampliar):

 

Uma referência ainda para o iniciado Tiago Camacho (CSM) que estabeleceu um novo recorde regional de iniciados nos 100m barreiras, correndo a distância em 14″41 numa prova extra-campeonato.

Sara Sousa

 

O momento negativo dos campeonatos aconteceu no salto com vara feminino, quando a favorita ao título regional, Sara Sousa (CSM), se lesionou gravemente rompendo um tendão de Aquiles durante a corrida de balanço num dos seus saltos. Rápidas melhoras Sara!

 

Os resultados completos podem ser consultados AQUI.

Fotos de Énio Freitas (com os agradecimentos da AARAM).