7 equipas da Madeira nos nacionais de clubes

No passado fim de semana (21 e 22 de julho) disputaram-se em Braga as finais da 1ª, 2ª e 3ª divisões dos campeonatos nacionais de clubes, numa autêntica maratona de atletismo de pista. A Madeira esteve representada por sete equipas.

Jardim da Serra e Estreito participaram com as suas equipas femininas e masculinas na 1ª divisão acompanhadas pelas meninas do Marítimo. Cinco equipas que perfizeram quase ⅓ do total de finalistas da divisão principal. É obra!

O quadro seguinte resume as classificações finais da 1ª divisão (clicar no quadro para ampliar):

Jardim da Serra em femininos e Estreito em masculinos repartiram os “títulos” de melhor equipa da Madeira, sendo que as classificações coletivas obtidas ficaram dentro do que seria expectável.

Joana Soares

Individualmente, o principal destaque vai para a esperada vitória de Joana Soares (AJS) nos 3000m obstáculos, desta vez com uma marca apenas suficiente para assegurar os 8 pontos para a sua equipa e para a inesperada vitória de Wilson Conniott (AJS) nuns 800m exageradamente táticos mas extremamente produtivos para as equipas da Madeira: Wilson venceu após uma fuga solitária e Nuno Pereira (GDE) assegurou o segundo lugar no sprint final.

Wilson Conniott

Os próximos quadros resumem a participação individual na 1ª divisão feminina e masculina, respetivamente (clicar nos quadros para ampliar):

Paulo Neto

De assinalar o novo recorde regional nos 110m barreiras obtido por Paulo Neto (AJS) com 14″35, marca que já supera o resultado que terá de fazer no próximo ano para participar nos europeus de sub-23.

 

Daniela Sousa

Além do recorde e das vitórias individuais, há que destacar os atletas que se classificaram dentro dos três primeiros lugares. Nomeadamente o já referido Nuno Pereira (2º nos 800m e 1500m), João Alexandre (3º no comprimento e no triplo salto), Bernardo Pereira (3º nos 400m), Daniela Sousa (2ª nos 3000m obstáculos), Tânia Freitas (2ª nos 400m barreiras), Cátia Garcia Santos (2ª nos 200m), Filomena Costa (3ª nos 5000m), Antónia Borges (3ª no peso) e Joana Pinto (3ª no salto com vara).

Milena Lucena

 

Uma referência também para os resultados obtidos pelos juvenis: Pedro Buaró (4,90m no salto com vara), Milena Lucena (1,61m no salto em altura – rp) e Ema Carvão (12″78 nos 100m – rp).

 

 

 

Além das cinco equipas na 1ª divisão, a ADRAP qualificou-se e participou também com as suas equipas masculina e feminina na 2ª e na 3ª divisão respetivamente.

Eis o quadro que resume a participação dos seus atletas nestas finais (clicar no quadro para ampliar):

Tito Fernandes

O principal destaque individual vai para Ângela Silva que venceu folgadamente o lançamento do martelo com uma marca de 1ª divisão. Também para o júnior Tito Fernandes com bons registos nas provas de velocidade.

Ângela Silva

 

Resultados completos da 1ª divisão

Resultados completos da 2ª divisão

Resultados completos da 3ª divisão