MASTER ATHLETICS alia o desporto à promoção da Madeira

dav

A apresentação do MASTER ATHLETICS Internacional Meeting decorreu esta manhã na Direção Regional da Juventude e Desporto. A participação no evento que decorre este fim de semana, dias 26 e 27 no Centro Desportivo da Madeira – Ribeira Brava, superou as expectativas.

 

O MASTER ATHLETICS Internacional Meeting (MAIM), uma competição de âmbito internacional organizada pela Associação de Atletismo da Madeira destinada a atletas veteranos, foi apresentado esta manhã na Direção Regional de Juventude e Desporto.

Policarpo Gouveia, presidente da AARAM, mostrou-se bastante satisfeito com a realização desta prova na ilha da Madeira, não apenas porque considera que temos infraestruturas para tal, mas também porque entende que a prática de exercício físico, nomeadamente de atletismo, deve ser o mais abrangente possível.

“Este é um momento histórico para a Região Autónoma da Madeira. Este era um segmento que andavámos a perseguir há alguns anos, no bom sentido da palavra, sobretudo porque temos cada vez mais pessoas (veteranos) a praticar desporto”, disse, acrescentando também que o MASTER ATHLETICS servirá como “antecâmara” para as candidaturas que querem fazer em 2020. “Falo do Europeu de Montanha e do Europeu de Estrada, eventos que movimentam muitas pessoas e para o qual este Master servirá como teste”.

Policarpo Gouveia sublinhou que as expectativas foram superadas, com cerca de 100 atletas inscritos no MASTER. “Temos muitos atletas a praticar a modalidade na estrada, mas tem sido um pouco difícil levá-los à pista e queremos também sensibilizar os nossos atletas para a multiplicidade de provas em pista. É essencial para o desenvolvimento da modalidade”.

O diretor técnico da prova agradeceu a oportunidade dada pela Associação de Atletismo da Madeira, lembrando que todos os atletas com mais de 35 anos podem participar nos eventos de masters. Para a Madeira “vêm alguns dos melhores atletas nacionais, entre os quais Bernardino Pereira, de 80 anos, que foi recentemente eleito o melhor atleta europeu de Master”.

O vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava e o vereador da Câmara Municipal do Funchal, também presentes na apresentação, aproveitaram a ocasião para voltar a manifestar todo o apoio das suas autarquias ao desporto na Madeira, com especial destaque para os eventos dinamizados pela AARAM.

O diretor regional da Juventude e Desporto, David Gomes, referiu que o apoio dado pelo Governo Regional tem como objetivo que toda a população da Madeira possa participar num evento internacional. “No âmbito das políticas públicas desportivas para o ‘Desporto para Todos’ achamos que este é um contributo fantástico. Ninguém se pode acomodar em casa, não quando pode assistir ‘in loco’ à capacidade de superação de pessoas com mais de 50, 60 ou 70 anos. Pensamos que esta prova pode ser um bom trampolim para que todos os cidadãos possam praticar mais exercício físico”.