AARAM aposta nos eventos desportivos ligados aos masters

Protocolos AARAM

A Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira celebrou hoje dois protocolos com as autarquias do Funchal e do Porto Moniz, com vista à realização de vários eventos desportivos na Madeira em 2020. Eventos que vão trazer milhares de atletas e que reforçam a ideia do destino para turismo desportivo.

No caso do Funchal, o protocolo prende-se com a realização do Campeonato Europeu de Masters 2020 em Meia Maratona, Marcha e Corta Mato. Enquanto que em relação ao Porto Moniz o protocolo é relativo à realização do Campeonato Europeu de Montanha 2020, bem como, e pela primeira vez, à realização de um campeonato de trail da Associação Europeia de Masters.

Policarpo Gouveia deixou um repto a todos os atletas madeirenses, nomeadamente aos atletas veteranos, que são cada vez mais a praticar desporto competitivamente. “Será uma oportunidade única para participarem em campeonatos europeus de masters. Que isto seja o início da organização de outros eventos na área dos masters. Uma área importantíssima para nós e para o atletismo mundial”.

“É um evento que vai além daquilo que na prática vai ser, que é a vinda à Madeira de muitas centenas e centenas de atletas. É simbolicamente um sinal daquilo que é o atletismo. Uma modalidade que pelas suas características atravessa toda a nossa vida e é uma modalidade para a vida”, disse o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, aproveitando para destacar o trabalho da AARAM, que no seu entender “tem demonstrado nos últimos anos uma capacidade organizativa extraordinária” e é das “associações que mais tem crescido no nosso país”.

Assinaturas protocolos CMF e CMPM

O presidente da Associação Europeia de Masters, Kurt Kaschke, mostrou-se satisfeito por colaborar com a Associação de Atletismo da Madeira, frisando que o evento vai além da prática desportiva, uma vez que une a vertente do lazer não apenas para os atletas, mas para todos os acompanhantes.

Da parte da Câmara Municipal do Porto Moniz, representada pelo vereador Nélio Sequeira, bem como da Câmara Municipal do Funchal, representada pelo vereador João Pedro Vieira, ficou a garantia do contínuo apoio à Associação de Atletismo da Madeira.

A par dos eventos regionais, a realização de eventos com alcance internacional acaba por engrandecer todos aqueles que a eles se associam. A promoção do desporto, caso do atletismo, vai além dos clubes e associações, devendo “envolver toda a população e as suas instituições”.