33 atletas da Madeira rumam ao Torneio Nacional Olímpico Jovem

Uma comitiva de 33 atletas, iniciados (20) e juvenis (13) de ambos os sexos, e 5 treinadores da Região Autónoma da Madeira vai participar na 37ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem, que se realiza este fim de semana (dias 8 e 9 de junho) em Lagoa, no Algarve.

Trata-se de um evento desportivo organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo com o alto patrocínio do Comité Olímpico de Portugal e que reúne seleções de todos os distritos de Portugal continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. A competição contará ainda com uma representação vinda de Macau.

A seleção madeirense parte com expetativas altas em relação à participação individual de vários atletas, casos dos juvenis Moisés Faria, no lançamento do dardo, onde pretende também confirmara marca de qualificação para o Festival Olímpico da Juventude Europeia e de Milena Lucena, no salto em altura e nos 100m. No iniciados, as maiores esperanças recaem em Sara Pereira, no salto com vara, Anísia Freitas, no lançamento do martelo, e Pedro Monteiro, nos 800m e 1.500m obstáculos.

Alcino Pereira, diretor técnico na Associação de Atletismo da Madeira, explica que o regulamento do Olímpico Jovem Nacional mudou, havendo agora uma maior predominância de provas para atletas iniciados. “Essa alteração, perante as características habituais da Seleção Regional que costuma ter bons juvenis e não tão bons iniciados, não é favorável à obtenção de um bom resultado coletivo. Mas a seleção é bastante jovem e na próxima época poderá já estar mais forte para enfrentar a classificação coletiva”, explica, acrescentando que “este ano os focos principais são os resultados individuais dos atletas, principalmente dos mais qualificados e a aquisição de experiência competitiva fora do contexto regional por parte dos mais novos”.

Mais informações através da seguinte ligação: https://www.fpatletismo.pt/torneio-ol%C3%ADmpico-jovem