Atletas madeirenses procuram apuramento para as finais do Campeonato Nacional de Clubes

Uma oportunidade para os clubes da Madeira conseguirem o apuramento para as finais da I, II e III divisões do Campeonato Nacional de Clubes.

Realiza-se no próximo fim de semana, dias 15 e 16 de junho, o Campeonato Nacional de Clubes – apuramento Madeira, que decorrerá no RG3, no Funchal, e no Complexo Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava. Esta é uma oportunidade para os clubes madeirenses conquistarem um lugar na Final do Campeonato da 1ª Divisão.

“A participação nas provas coletivas organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo é reservada aos clubes portugueses que tenham a sua situação regularizada perante uma Associação Distrital”, caso concreto da Associação de Atletismo da Madeira, e que “cumpram todos os requisitos exigidos para essa competição”.

O Grupo Desportivo do Estreito, o Club Sport Marítimo, a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra e a Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena marcam presença neste apuramento para o Campeonato Nacional de Clubes, tendo cada uma das equipas mais de 18 atletas inscritos.

Em relação ao regulamento, nas fases de apuramento, a FPA elaborará uma Classificação Geral dos Clubes segundo o valor de todas as marcas obtidas, cabendo ao primeiro classificado de cada disciplina uma pontuação equivalente ao número total de clubes (X) que integra a fase e, X-1 ao segundo, X-2 ao terceiro e assim sucessivamente.

Depois, feita a soma dos pontos dos atletas de cada clube e respetiva pontuação das equipas, estas serão seriadas por ordem decrescente do total de pontos obtidos. “Na sequência dos resultados obtidos na Fase de Apuramento, os Clubes serão seriados de acordo com as pontuações obtidas, de modo a que:

– os 7 primeiros Clubes disputam a Final do Campeonato da 1ª Divisão;

– os Clubes classificados da 8ª à 15ª posição, a Final do Campeonato da 2ª Divisão;

– os Clubes classificados da 16ª à 23ª posição, a Final do Campeonato da 3ª Divisão;

– a pontuação final dos clubes será definitiva, para efeitos da Classificação Anual dos Clubes, a partir da 24ª posição da Fase de Apuramento à qual corresponderá a 25ª posição final e assim sucessivamente.

Acrescentar ainda que a Fase de Apuramento do Campeonato Nacional de Clubes efetuar-se-á em duas jornadas, em dias seguidos, coincidentes para todas as pistas, com a participação da globalidade dos clubes inscritos, que serão distribuídos – critério da exclusiva responsabilidade da FPA – pelas pistas de sintético existentes no País, sendo, em princípio utilizado o sistema de cronometragem automática.

Policarpo Gouveia, presidente da AARAM, explica que este sistema, com apuramentos em várias pistas, acaba por facilitar a participação dos clubes e associações da Madeira, sobretudo porque o encargo em termos financeiros para a deslocação das equipas era por vezes um impedimento.