Os clubes da Madeira voltaram a subir ao pódio da 1ª divisão nacional nos 88ºs Campeonatos Nacionais de Clubes, organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, em Coimbra.
O Grupo Desportivo do Estreito foi a melhor equipa insular, classificando a sua equipa feminina no segundo lugar do pódio e a equipa masculina na quarta posição.
A equipa feminina da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra também subiu ao pódio na terceira posição, enquanto os seus colegas homens terminavam na sexta posição em igualdade pontual com os quintos classificados.
O Sporting voltou a vencer em ambos os sexos.
As equipas da Madeira também subiram ao pódio na final feminina da 2ª divisão: o Club Sport Marítimo alcançou o segundo lugar e a Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena terminou em terceiro lugar, a meio ponto das verde-rubras.
Com este resultado, a equipa feminina do Marítimo regressa à primeira divisão em 2027, juntando-se às equipas do Estreito e Jardim da Serra.
A sorte não sorriu à ADRAP, que perdeu o acesso à 1ª divisão da sua equipa feminina por apenas meio ponto (sobem as duas primeiras equipas da 2ª divisão) e viu a sua equipa masculina quedar-se pela 7ª posição, o que implica uma descida à 3ª divisão em 2027.
Eis o quadro das classificações coletivas das duas divisões com equipas da Madeira envolvidas:
Os próximos quadros mostram um resumo das participações individuais das equipas da Madeira:
Os resultados oficiais podem ser consultados AQUI.
(fotos: fpatletismo.pt)






