Os atletas da Madeira estiveram em grande plano no Campeonato Nacional de Juvenis de pista que decorreu nos dias 24 e 25 de junho, em Abrantes, obtendo um recorde de 14 medalhas neste campeonato.
Na sequência da boa prestação no Olímpico Jovem Nacional, os jovens da Região voltaram a destacar-se em todo o tipo de provas do atletismo, da velocidade com e sem barreiras ao meio-fundo, dos saltos aos lançamentos e também na marcha e nas estafetas. Mas a prova onde se obteve mais medalhas foi mesmo o lançamento do martelo, com uma medalha de prata e os dois títulos (feminino e masculino) a serem conquistados por atletas da Madeira. Parabéns ao Prof. Sérgio Cruz que, de forma sistemática, continua a produzir bons “martelistas”.
Embora todos os medalhados mereçam um elogio, os campeões merecem um destaque especial!
Começando por Pedro Buaró (GDE) que, no sábado, venceu o salto com vara com um novo recorde regional de 4,25m e, no domingo, foi vice-campeão do salto em altura com 1,91m. Um grande fim de semana para este atleta muito promissor e que ainda será juvenil na próxima época.
Ana Beatriz Gomes (CSM) também conquistou duas medalhas. Esta jovem, que ainda há dias recebeu um diploma de mérito pela sua excelência como aluna, conquistou, no sábado, a medalha de bronze no lançamento do disco, com um recorde pessoal de 34,64m e, no domingo, sagrou-se campeã do lançamento do peso, com 13,99m. É mais um exemplo de que a prática desportiva com qualidade não impede o muito bom rendimento escolar!
Diogo Freitas (GDE) que é ainda iniciado, estreou-se em competições nacionais surpreendendo tudo e todos com uma grande vitória no lançamento do martelo e com um excelente recorde pessoal de 53,06m.
Finalmente, Linda Mendes (ACDSJ) confirmou o seu título do inverno, voltando a ocupar o lugar mais alto do pódio no lançamento do martelo, com 47,25m.
Uma referência ainda para o jovem Nuno Pereira (GDE) que obteve dois segundos lugares. Um nos 800m, com 1’56″48 (a escassos centésimos do 1º) e outro nos 1500m com o mesmo tempo do 1º classificado (4’08″97), perdendo por milésimos de segundo numa prova tática.
Também de referir a prestação da estafeta feminina do GD Estreito que se classificou em 3º lugar na Estafeta Medley (100+200+300+400m) com um novo recorde regional de 2’23″91.
Como corolário das boas prestações dos seus atletas o GD Estreito classificou-se em 3º lugar da classificação coletiva masculina (logo atrás de Benfica e Sporting) e em 5º na classificação feminina.
O próximo quadro resume todos os atletas madeirenses medalhados neste campeonato:
Os resultados completos podem ser consultados AQUI.