Nuno Pereira a todo o vapor!

O Estreito e o Jardim da Serra participaram na final dos Campeonatos Nacionais da 1ª divisão em pista coberta, que decorreu em Pombal no último fim de semana (17 e 18 de fevereiro).

Na competição feminina o Jardim da Serra terminou em 5º lugar, imediatamente à frente do Estreito, numa competição ganha pelo Sporting.

Na competição masculina ocorreu o inverso: foi o Estreito que terminou em 5º lugar à frente do Jardim da Serra, agora em 6º, numa renhida disputa ganha pelo Benfica.

As classificações finais podem ser apreciadas no quadro seguinte:

Nestes campeonatos a principal figura madeirense foi o júnior Nuno Pereira (GDE) que, no domingo, venceu de forma impressionante os 800 metros, uma das poucas provas cuja vitória escapou ao Sporting ou ao Benfica.

(pode ver o vídeo da prova AQUI)

Nuno Pereira

Nuno Pereira já tinha estado ao melhor nível no sábado ao ser segundo nos 1500 metros com um grande tempo de 3’49″18, marca que constitui novo recorde regional de juniores e de sub-23 (e a poucos centésimos do recorde absoluto de pista coberta). Esta marca fica a pouco mais de um segundo dos mínimos de qualificação para o Campeonato do Mundo de Juniores de ar livre.

Nos 800 metros a marca de Nuno (1’51″84) constitui também novo recorde regional de juniores e está igualmente próxima dos mínimos para os campeonatos mundiais.

 

Cátia Santos

Mas, além deste, vários outros atletas merecem ser destacados:

  • Cátia Santos (GDE) foi 2ª nos 1500 metros com um excelente recorde pessoal (4’28″77) e igualmente 2ª nos 3000 metros (9’40″41).
  • Joana Soares (AJS) também esteve muito próximo do seu recorde pessoal nos 1500 metros, classificando-se na 3ª posição com 4’31″48 e tendo estado também bastante bem nos 3000 metros (9’46″73) onde foi 4ª.
  • O juvenil Pedro Buaró (GDE) igualou o seu recorde regional de juniores no salto com Vara (4,50m), prova onde se classificou na 3ª posição.
  • A nortenha Catarina Queirós (AJS) confirmou o seu recente título nacional, voltando a vencer o salto em Altura, com 1,71m.
  • Paulo Neto (AJS) foi 2º no salto em Altura com 2,07m, novo recorde pessoal.
  • Cátia Garcia Santos (GDE) foi também 2ª nos 200m (25″11) atrás de Rosalina Santos (24″22), a madeirense que agora representa o Sporting.
  • Bernardo Pereira (AJS) foi também 2º nos 400m com um excelente resultado (48″91)

Embora não ao mesmo nível dos anteriores, há que assinalar algumas outras prestações de atletas regionais:

  • Hélder Fernandes (AJS), 5º no salto com Vara, estabeleceu um novo máximo nacional de veteranos, com 4,35m.
  • a júnior Ema Camacho (GDE), nos 400m, melhorou o seu recorde pessoal em quase 2 segundos (!!), classificando-se em 4º lugar com 58,77 segundos
  • Cláudia Fernandes (AJS) também progrediu uns significativos 49 centímetros, para 11,98m no Triplo salto.

Os quadros seguintes apresentam um resumo da participação dos atletas que representaram os dois clubes da Região presentes nestes campeonatos:

FEMININOS

MASCULINOS

 

Os resultados completos podem ser consultados AQUI.