O Grupo Desportivo do Estreito venceu este fim de semana (14-15/julho) os títulos coletivos femininos e masculinos dos Campeonatos Regionais Absolutos de verão, disputados na pista da Ribeira Brava e nas instalações do RG3.
O Jardim da Serra deu alguma réplica, principalmente no sector feminino. O Marítimo completou o pódio coletivo feminino e a ADRAP o masculino, como se pode ver no próximo quadro. Saúda-se, como já vem sendo habitual, a participação do Clube de Atletismo do Funchal nestes campeonatos de pista, apesar do seu foco principal serem as provas de corrida fora da pista.
As principais figuras destes campeonatos foram:
- Joana Soares (AJS) que estabeleceu novos recordes dos campeonatos nos 3000m (9’38″35) e nos 3000m obstáculos (10’05″41 – resultado que daria para ser campeã de Portugal na semana anterior…) – depois destes recordes pessoais batidos em contra-relógio, Joana ainda foi fazer uma “perninha” aos 400m barreiras para ajudar a sua equipa e terminou com mais um recorde pessoal: 64″20.
- Nuno Pereira (GDE) também estabeleceu um novo recorde dos campeonatos nos 800m com um excelente recorde pessoal de 1’50″04 (a escassos 4 centésimos do recorde regional de juniores)
- Décio Andrade (GDE) no lançamento do martelo (62,42m) e Antónia Borges (GDE) no lançamento do peso (13,74m) também estabeleceram novos recordes dos campeonatos
- As meninas da estafeta feminina de 4x100m do Estreito, constituída por Sofia Ferreira, Tatiana Silva, Ema Camacho e Cátia Garcia Santos, também estabeleceram um novo máximo dos campeonatos com 48″51.
- Além dos recordistas, Cátia Santos (GDE) também fez um resultado digno de registo nos 1500m com uma nova melhor marca pessoal de 4’26″94.
Eis o quadro dos campeões regionais absolutos de 2018 (clicar no quadro para ampliar):
Uma referência ainda para o iniciado Tiago Camacho (CSM) que estabeleceu um novo recorde regional de iniciados nos 100m barreiras, correndo a distância em 14″41 numa prova extra-campeonato.
O momento negativo dos campeonatos aconteceu no salto com vara feminino, quando a favorita ao título regional, Sara Sousa (CSM), se lesionou gravemente rompendo um tendão de Aquiles durante a corrida de balanço num dos seus saltos. Rápidas melhoras Sara!
Os resultados completos podem ser consultados AQUI.
Fotos de Énio Freitas (com os agradecimentos da AARAM).