República Checa e Bélgica dominaram Taça da Europa de Provas Combinadas

A ilha da Madeira acolheu, no passado fim de semana, entre os dias 5 e 7 de julho, a Taça de Europa de Provas Combinadas, 1ª e 2ª Ligas (European Combined Events Team Championships First and Second League).

O evento da Associação Europeia de Atletismo, e cuja organização local esteve a cargo da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, juntou 17 seleções e representou um grande retorno financeiro para a Região, estimado em cerca de 250 mil euros.

A República Checa, na 1ª Liga, com 40.519 pontos, e a Bélgica, na 2ª Liga, com 38.165 pontos, foram as grandes vencedores desta competição. Competição essa que, por decisão das mais altas instâncias do desporto europeu, teve na pista da Ribeira Brava a sua última edição.

Ainda na 1ª Liga, na classificação coletiva de provas combinadas, o segundo lugar no pódio foi ocupado pela seleção da Finlândia com 38.212 pontos, seguindo-se a seleção da Polónia que terminou a competição com um total de 37.319 pontos.

Em termos individuais, no Decatlo masculino, destaque para os atletas da República Checa, que ocuparam os dois primeiros lugares no pódio. Falamos de Jiri Sykora, com 8.104 pontos, e Jan Dolezal, com 8.083 pontos. Na terceira posição ficou o sueco Fredrik Samuelsson com 7.930 pontos.

Na classificação individual, no Heptatlo feminino, a checa Katerina Cachová foi mais forte ao terminar a competição com 6.034 pontos. No segundo lugar do pódio ficou a finlandesa Jutta Heikkinen com 5.795 pontos e na terceira posição, com um total de 5.589 pontos, ficou a polaca Paulina Ligarska.

Na Taça da Europa de Provas Combinadas – 2ª liga, na classificação colectiva, juntaram-se à equipa da Bélgica a equipa da Irlanda, com um total de 35.821 pontos, e a ocupar a terceira posição ficou a equipa da Dinamarca com 34.240 pontos.

Em termos individuais, no Heptatlo feminino e no Decatlo masculino, triunfos para os atletas da seleção belga, Noor Vidts com 6.037 pontos e Niels Pittomvils com 7.837 pontos, respectivamente.

Nos femininos, o pódio ficou completo com a eslovaca Lucia Vadlejch com 5.755 pontos e com a islandesa María Rún Gunnlaugsdóttir, que concluiu as provas com um total de 5.562 pontos.

No Decatlo, o irlandês Michael Bowler ocupou a segunda posição a nível individual com 7.379 pontos e a fechar o pódio, outro belga, Sander Maes, com 7.303 pontos.

A cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar no domingo, contou com a presença do delegado da Associação Europeia de Atletismo, Alfio Giomi, do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, do presidente da AARAM, Policarpo Gouveia, e do diretor regional de Juventude e Desporto, David Gomes.

Todos foram unânimes ao considerar o sucesso desta Taça da Europa de Provas Combinadas, ao mesmo tempo que defenderam uma maior aposta no turismo desportivo na Madeira.

Todas as restantes classificações podem ser consultadas através da seguinte ligação: https://www.ribeirabrava2019.com/official-results