Edital – Maratona do Funchal 2020

INFORMAÇÃO – MARATONA DO FUNCHAL 2020

MUNICÍPIO DO FUNCHAL

DEPARTAMENTO DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

DIVISÃO DE MOBILIDADE E TRÂNSITO

 

EDITAL N.º 10/2020

ALTERAÇÕES TEMPORÁRIAS DE TRÂNSITO – PROVA DE ATLETISMO

 

Bruno Ferreira Martins, no uso da competência que lhe advém do Despacho de Delegação e Subdelegação de Competências, exarado pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal do Funchal, em 7 de junho de 2019, publicitado pelo Edital n.º 260/2019, torna público que, devido à realização das Provas de Atletismo designadas “VI Maratona do Funchal / Santander Totta, IX Meia Maratona e IX Mini Maratona do Funchal”, torna-se necessário proceder alterações temporárias de trânsito no dia 19 de janeiro de 2020 (domingo) entre as 08h00 e as 15h00.

INTERRUPÇÕES E CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO

  1. O trânsito estará interrompido a partir das 08h00 com previsão de abertura entre as 12h00 e as 13h00 na Estrada Monumental, Caminho do Amparo a sul da Rua do Vale da Ajuda, Rua José António de Freitas Gonçalves, Rua Nova do Vale da Ajuda a sul da Rua do Vale da Ajuda, Rua da Casa Branca a sul da Rua Velha da Ajuda (em que apenas será permitido o acesso ao hotel e parque de estacionamento dos edifícios ali existentes), Rua Dr.º Pita a sul da Rotunda Paulo Martins (sentido descendente), Ponte do Ribeiro Seco (faixa sul), Avenida do Infante (na sua totalidade);
  2. Fica condicionado o trânsito nos arruamentos que fazem ligação às interrupções acima, nomeadamente: Rua do Cabrestante, Rua da Ponta da Cruz, Rua da Quinta Calaça, Travessa da Ajuda, Rua Saint Helier, R. Prof. Dr. Gunther E. Maul, Rua Francisco de Sousa, Rua de Leichlingen, Rua Simplício dos Passos de Gouveia, Rua do Gorgulho, Rua Imperatriz D. Amélia e Rua Carvalho Araújo;
  3. Entre as 09h00 e as 15h00, os seguintes arruamentos estarão interrompidos ao trânsito: Avenida Sá Carneiro, Túnel de acesso à Rotunda Sá Carneiro (a sul da rotunda junto ao Centro Comercial La Vie), Rua Dr. Brito Câmara a sul da Rotunda do La Vie, Rua Cónego Jerónimo Dias Leite, Rotunda do Infante, Rua do Conselheiro José Silvestre Ribeiro, Avenida Arriaga, Rua do Aljube, Ponte do Bettencourt, Rua 5 de Outubro a sul da Ponte Nau Sem Rumo, Rua 31 de Janeiro a sul da Ponte do Bettencourt, Rua Dr.º Fernão de Ornelas, Rua do Ribeirinho de Baixo a sul da Rua do Seminário, Rua Visconde do Anadia, a sul da Ponte do Carmo (exceto acesso ao parque de estacionamento privado do edifício Anadia), Rua do Brigadeiro Oudinot a sul da Ponte do Mercado, Largo dos Varadouros, Rua dos Profetas, Praça da Autonomia, Rua da Casa da Luz e Rua D. Carlos I;
  4. Durante esta interrupção, os condutores que circulam na Avenida Luis de Camões (sentido descendente), serão canalizados para a Rua Tenente Coronel Sarmento.

ESTACIONAMENTO

O estacionamento de duração limitada e docas de estacionamento localizadas na Avenida Sá Carneiro, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Rua do Aljube, Avenida Arriaga e Estrada Monumental encontrar-se-á proibido entre as 08h00 e as 15h00.

Mais se informa que o parque de estacionamento localizado na Av. Sá Carneiro ficará encerrado às entradas a partir das 08h30 e as saídas a partir das 09h30.

Os parques que de estacionamento, Fórum Madeira, Marina Shopping, Galerias de São Lourenço, C.C. Anadia, C.C. Oudinot e restantes que se encontrem ao longo do trajeto da prova, terão o acesso condicionado.

TRANSPORTES PÚBLICOS

Durante o período de interrupção ao trânsito, as carreiras dos Transportes Públicos Horários do Funchal (HF), Rodoeste, Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM), e Empresa de Automóveis do Caniço deverão utilizar as seguintes alternativas:

  • Zona oeste – Rua João Paulo II, Estrada Eng.º Jaime Ornelas Camacho, Av. Calouste Gulbenkian e Rua Dr. Brito Câmara (términus), retomando a partir daí, as viagens de regresso;
  • Zona centro – Via 25 de Abril, Largo Severiano Ferraz, Rua 5 de Outubro efetuando inversão de marcha na Ponte Nau Sem Rumo, retomando a partir da Rua 31 de Janeiro as viagens de regresso (términus);
  • Zona este – Via 25 de Abril, Rua do Visconde de Anadia, invertendo a marcha na Ponte do Carmo em direção à Rua Brigadeiro Oudinot. Em relação aos términus, estes podem ser efetuados no Campo da Barca, Rua do Matadouro, junto ao Edifício do Equipamento Social e na Rotunda de São Tiago Menor.

PRAÇA DE TÁXIS

As Praças de Táxis existentes ao longo da Estrada Monumental, entre a Rotunda da Assicom e a Ponte do Ribeiro Seco, estarão desativas entre as 08h00 e as 13h00. As situadas no Largo António Nobre, Avenida Arriaga, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Largo dos Varadouros e Avenida Sá Carneiro estarão desativadas entre as 09h00 e as 15h00.

OUTRAS INFORMAÇÕES

O acesso e saída do Porto do Funchal deverá ser efetuado exclusivamente pelo denominado túnel da Pontinha.

O trânsito na Rua da Casa Branca, troço entre a Rua Velha da Ajuda e a Estrada Monumental, far-se-á nos dois sentidos.

A circulação na Rua dos Tanoeiros e Rua 5 de Outubro, troço a sul da Ponte do Bettencourt, far-se-á em sentido contrário com saída para a Ponte do Bettencourt.

A circulação na Rua Ivens far-se-á com saída para a Rua dos Aranhas.

A circulação na Rua Imperatriz D. Amélia, troço entre a Rua Carvalho Araújo e a Rua Princesa D. Amélia, far-se-á nos dois sentidos.

Caso os eventos terminem antes da hora prevista, deverá ser retomada a normal circulação rodoviária por parte da Polícia de Segurança Pública.

As interrupções e condicionamentos de trânsito serão coordenados pela Polícia de Segurança Pública. Esta entidade permitirá, se possível, os acessos/saídas dos edifícios habitacionais e unidades hoteleiros, desde que não conflituem com a prova em decurso e não coloquem em risco a segurança dos participantes.

Solicita-se aos condutores a melhor compreensão pelos incómodos causados e a colaboração no cumprimento da sinalização temporária existente e instruções da Polícia de Segurança Pública.

 

Município do Funchal, aos 13 de janeiro de 2020

O Vereador com delegação e subdelegação de competências do Presidente da Câmara

Bruno Ferreira Martins