WORLD MASTERS MOUNTAIN RUNNING CHAMPIONSHIPS 2023 – MADEIRA

Policarpo Gouveia presente na cerimónia da entrega de bandeira.

 

Policarpo Gouveia, Presidente da Associação de Atletismo da RAM, acompanhado por Carlos Teles, Presidente do Município da Calheta, estiveram presentes na Irlanda, cidade de Clonmel, pra participar na cerimónia de passagem de bandeira referente ao Campeonato do Mundo de Montanha Masters. O evento, que apenas se realiza em 2023 na Madeira, nos dias 16 e 17 de setembro, vai adotar um novo formato de 2 corridas, que dará ainda mais brilho à prova.

Depois do sucesso do World Masters Mountain Running Championships que se realizou em Clonmel, na Irlanda, com cerca de 900 atletas presentes, o campeonato do próximo ano terá como palco a Madeira, com a competição a decorrer no Município da Calheta. Tomo Sarf, entregou a bandeira WMRA que agora está na Região, que prepara assim uma competição de alto nível para 2023, em que são esperados cerca de mil atletas, mais os respetivos acompanhantes, o que deverá redundar numa presença de mais de 1500 pessoas de vários países, sendo que a previsão da organização, no que concerne às receitas, apontam em valores a rondar os dois milhões de euros.

Recorde-se que na Madeira já se realizaram várias competições internacionais de corrida de montanha, como os Campeonatos Europeus de Corrida de Montanha em 2002 e 2015, bem como o Campeonato Europeu de Masters em 2020.

O campeonato de 2023, organizado mais uma vez em parceria com a World Masters Athletics, trará um novo formato, com uma corrida curta de subida e uma corrida de caminho longo, semelhante ao Campeonato Europeu de Masters deste ano, que decorreu no mês de julho, em França.

Nélio Parreira, do L.O.C. falou um pouco sobre a prova que irá decorrer na Madeira em 2023, e mostrou a sua satisfação pela realização do evento, na Região:

“Estamos muito contentes por receber este evento na nossa ilha, onde já se realizaram outras provas internacionais de Corrida de Montanha, e desta vez no concelho da Calheta, na costa sudoeste da ilha, conhecida pela sua natureza e o bom clima, sendo a parte que mais sol apresenta na ilha. Mal podemos esperar para receber atletas dos quatro cantos do mundo para participar neste evento, que esperamos seja um sucesso total”, realçou. “Na prova de subida os atletas serão desafiados ao longo de um percurso de 9,25k e 800m+ que começa na Ponta do Pargo, a zona mais rural do concelho da Calheta, e compreende vários tipos de percursos, desde estradas de terra, a percursos únicos ao longo da floresta (que propiciam sombra aos atletas), com passagens curtas por prados, e ainda uma passagem por uma das mundialmente famosas levadas madeirenses (pequenos canais de água, famosos pelas suas caminhadas), e terminará na localização cénica da Fonte do Bispo, com a sua pitoresca floresta de altitude e sossego”, apontou.

A finalizar, transmitiu ainda a informação que, na prova de longa distância, “os atletas vão percorrer as localidades da Ponta do Pargo e da Fajã da Ovelha, num percurso de 32,4k com um ganho de subida de 1160m+, com vistas variáveis ​​em cada curva, e também diferentes tipos de terreno ao longo do percurso. o curso, com os seus diferentes níveis de tecnicidade”, concluiu.