Disputou-se no fim de semana de 18 e 19 de maio, em Lagoa (Algarve) a 41ª edição do Olímpico Jovem Nacional. Uma competição para atletas dos escalões de sub-16 e sub-18 entre as seleções dos 20 distritos e regiões autónomas de todo o país.
A seleção da Madeira, constituída por 33 atletas, sendo mais de metade deles iniciados de primeiro ano e que poderão, portanto, participar na próxima edição em condições mais vantajosas, terminou na 9ª posição coletiva, imediatamente atrás da seleção de Braga e à frente da de Santarém. Venceu a seleção de Lisboa, com as seleções do Porto e Setúbal nos restantes lugares do pódio.
Destacaram-se os jovens madeirenses que obtiveram nove classificações de pódio durante os dois dias de competição:
Fábio Aguiar (CSM) foi o único a subir ao degrau mais alto do pódio, transpondo a fasquia a 3,30m na prova de salto com vara para sub-16, vencendo um concurso disputado em condições adversas, com bastante vento.
No dia seguinte, na mesma disciplina e escalão mas em femininos, Eduarda Silva (AJS) igualou o seu recorde pessoal com 2,50m e conquistou a segunda posição do pódio com o mesmo registo da vencedora.
Cristina Neves (CSM) esteve, mais uma vez em plano de evidência, pulverizando o seu recorde pessoal e sendo segunda classificada nos 200m para atletas sub-18, com um registo de 25″67.
Clara Teixeira (AJS) confirmou a expectativa de pódio no lançamento do martelo para sub-16, lançando o engenho de 3 kg a 44,69m, muito próximo da primeira posição no concurso.
Nélio Serrão (AJS) também subiu ao segundo lugar do pódio no lançamento do peso para atletas sub-18, com a marca de 14,07m.
Mateus Jesus (CSM) lutou bravamente nos 300 m barreiras para atletas sub-16, conseguindo a segunda posição e estabelecendo um novo recorde regional na distância, com a marca de 41″84.
Mateus conseguiria ainda mais uma medalha nos 110 m barreiras, prova disputada no segundo dia de competição e em que este atleta terminou na 3ª posição, com a marca de 14″44, que seria também um excelente recorde pessoal não fosse o vento ter soprado ligeiramente acima do limite regulamentar.
Outra atleta em evidência foi Margarida França (GDE) que estabeleceu um novo recorde regional nos 1.500 m obstáculos para sub-16, cortando a meta na 3ª posição em 5’27″01.
A última medalha para atletas da Madeira foi conquistada na última prova do evento, pela estafeta Medley mista (100m + 200m + 300m + 400m) cujo quarteto, constituído por Constança Alves (AJS), Carlos Silva (GDE), Cristina Neves (CSM) e Lucas Santos (AJS), conseguiu um excelente 3º lugar com um novo recorde regional de 2’07″54.
Uma palavra de destaque ainda para Matias Brites (ADRAP), que bateu o seu recorde pessoal por 10 segundos e foi 5º nos 1.500 m (4’26″24) e também para Luciano Abreu (AJS) que retirou mais de 3 minutos ao seu melhor registo nos 4.000 m marcha e também obteve a 5ª posição com 24’46″90.
Os resultados desta competição podem ser consultados AQUI.
Fotos: FP Atletismo e Alcino Pereira