Estreito e Jardim da Serra no pódio da 1ª divisão

As equipas do Grupo Desportivo do Estreito, em femininos, e da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, em masculinos, conseguiram o 3º lugar nos Campeonatos Nacionais da 1ª divisão, disputados este fim de semana (13 e 14 de julho) no Estádio do Fontelo, em Viseu.

É um feito inédito! Nunca na história destes campeonatos tinha havido duas equipas da Madeira em simultâneo no pódio. Ainda para mais quando apenas foram suplantadas pelos dois colossos do atletismo português (Sporting e Benfica), que permitem apenas uma vaga no pódio para todas as restantes equipas…

A equipa feminina do Estreito marcou as suas aspirações desde muito cedo nesta competição e acabou por obter, de forma categórica, a sua melhor classificação de sempre (havia sido 4ª classificada em cinco ocasiões anteriores).

A equipa feminina do Jardim da Serra, apresentou-se ligeiramente abaixo do rendimento das últimas épocas e terminou na 6ª posição, mantendo o seu estatuto de equipa da 1ª divisão para a próxima época, enquanto o Sporting Clube de Portugal venceu mais uma vez, de forma confortável.

Competiram ainda na 1ª divisão feminina a ADR de Água de Pena e o CS Marítimo, num total inédito e dificilmente repetível de 4 equipas da Madeira na 1ª divisão. Estas equipas, que merecem uma palavra de apreço e de estímulo pelo esforço que fizeram para serem competitivas ao mais alto nível nacional, terminaram, respetivamente, no 7º e 8º lugar, ambas abaixo do limiar da manutenção e competirão na 2ª divisão em 2025.

Instante da prova de 1500m, com Pedro Monteiro (ADRAP) e Eduardo Pestana (AJS) em primeiro plano (foto: FP Atletismo).

 

A competição masculina foi imprópria para cardíacos! Não apenas pela disputa do título, que terminou a favor do Sport Lisboa e Benfica por apenas 1 ponto de diferença e depois de várias alternâncias na liderança ao longo da competição, mas também pela verdadeira batalha que se registou entre o 3º e o 7º lugar, que terminaram separados por meros 5 pontos de diferença!

A equipa do Estreito seguia no 3º posto no final da a 1ª jornada e conseguiu manter essa posição durante largos períodos e quase até ao final do campeonato, mas claudicou nas últimas duas provas do programa, acabando na 6ª posição (ainda assim, acima da linha de despromoção). E foi a equipa do Jardim da Serra, que chegou a andar pelo 7º posto, mas que foi subindo a pulso ao longo da segunda jornada e terminou mesmo em 3º lugar (igualando a sua melhor classificação de sempre, obtida em 2023), com os mesmos pontos da Juventude Vidigalense, mas com o critério de desempate (melhores classificações individuais) a pender para o lado da equipa madeirense.

A ADR de Água de Pena também competiu na 1ª divisão, mas apresentou-se desfalcada de dois atletas cruciais e acabou por se ver relegada para o 8º posto. Disputará a 2ª divisão em 2025. Uma palavra de alento também para os atletas, treinadores e demais agentes desportivos desta equipa.

Eis o resumo da participação individual das equipas femininas:

Destacaríamos os segundos lugares obtidos por: Mariana Pestana (GDE) no martelo; Joana Soares (AJS) nos 3000m obstáculos; Marta Faria (GDE) no dardo; Patrícia Alminhas (GDE) nos 200m; e Lucinda Gomes (GDE) no triplo salto. E ainda as jovens Solange Nunes (GDE), com um bom progresso, e Cristina Neves (CSM), sempre consistente, e que está de partida para os europeus de sub-18, juntamente com Afonso Nóbrega (AJS), ambos selecionados para essa competição.

Eis o resumo da participação individual das equipas masculinas:

Destacaríamos o segundo lugar de Nelson Pinto (AJS) no salto em altura e o excelente recorde regional absoluto nos 4x100m (41″93) obtido pelo quarteto do GD Estreito (Lourenço Viveiros, Edgar Remédios, Martim Faustino e Rodrigo Rito). Também o excelente 3º lugar conquistado por Eduardo Pestana (AJS) nos 1500m e o 3º lugar da estafeta de 4x400m do Jardim da Serra, que acabou por permitir o 3º lugar final desta equipa.

Os resultados completos dos Campeonatos Nacionais de Clubes podem ser consultados AQUI.

 

Por cá disputou-se o Circuito dos Horários do Funchal, mais uma prova do Madeira a Correr, que teve mais de duas centenas de participantes e cuja vitória final pertenceu a Adília Fernandes (AJS), em femininos, e a Edwin Nunes (CCDTHF), em masculinos.

Eis o quadro dos vencedores:

Os resultados completos desta prova podem ser consultados AQUI.