Joana e Eduardo campeões do Corta-Mato

No sábado, dia 9, perante a paisagem paradisíaca do Chão das Feiteiras, disputaram-se os Campeonatos Regionais de Corta-Mato da época 2024/2025, que tiveram a participação de cerca de 250 atletas distribuídos pelos vários escalões etários.

O tempo esteve bom e o terreno em ótimas condições para este tipo de competição.

 

A prova principal, de 7,5 km, contou com a participação extracompetição de Nuno Pereira (o madeirense que representa o Sporting Clube de Portugal), que ajudou a tornar a prova masculina mais competitiva.

Nuno Pereira venceu a prova mas, como representa um clube de Lisboa, o campeão regional absoluto da Madeira foi Eduardo Pestana (AJS), com Paulo Macedo (AJS) e Paulo Cassiano (GDE) a terminarem nas posições imediatas.

 

Na prova feminina, de 5 km, Joana Soares (AJS) fez uma prova um pouco mais solitária, com Edna Rodrigues (GDE) e Cátia Sousa (GDE) a completar o pódio.

Coletivamente, o Grupo Desportivo do Estreito venceu a prova feminina, que teve nove equipas classificadas, conferindo 12 pontos para a Taça da Madeira; e a A.C.D. do Jardim da Serra venceu a prova masculina, em que se classificaram 16 equipas, conferindo também 12 pontos para a Taça da Madeira, cuja classificação pode ser consultada AQUI.

 

Eis o quadro dos vencedores do Corta-Mato:

Disputaram-se também os campeonatos regionais de corta-mato para os escalões de sub-18 e sub-20, que tiveram como vencedores coletivos (combinando os dois escalões) a A.D.R. de Água de Pena, em femininos e a A.C.D. do Jardim da Serra, em masculinos.

Individualmente, sagraram-se campeões: Ana Santos (GDE) em sub-18; Solange Nunes (GDE) em sub-20; Óscar Góis (AJS) em sub-18; e Gonçalo Mendonça (CSM) em sub-20.

Eis o quadro de vencedores desta prova:

 

Disputou-se também a prova Viva o Corta-Mato, para os escalões de sub-14 e sub-16, que valia o apuramento para representar a Madeira na final nacional do Corta-Mato Inter-Associações, no escalão de sub-16.

Individualmente, os vencedores foram: Catarina Matos (GDE) em sub-16; a sua irmã Carlota Matos (GDE) em sub-14; Matias Brites (ADRAP) em sub-16; e Logan Bettencourt (GDE) em sub-14.

O Grupo Desportivo do Estreito venceu a classificação coletiva, que combinava o melhor atleta classificado em cada escalão e sexo.

Os resultados completos do Corta-Mato podem ser consultados AQUI.

 

No domingo, dia 10, foi novamente dia de Madeira a Correr. Desta vez com o Circuito de São Martinho, uma das provas mais emblemáticas do Madeira a Correr, que contou com a participação de quase meio milhar de atletas dos vários escalões etários.

 

Tal como na véspera, Joana Soares (AJS) e Eduardo Pestana (AJS) foram os vencedores da prova principal, tendo a A.D.R. de Água de Pena chamado a si a vitória coletiva em ambos os sexos.

Eis o quadro dos vencedores:

Os resultados completos podem ser consultados AQUI.

As classificações do Madeira a Correr podem ser consultadas AQUI.

 

Fotos: Enyo Freitas