A cidade de Guimarães recebeu a edição de 2024 dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo, contando com a participação de 16 atletas de quatro clubes madeirenses: GD Estreito, ACD Jardim da Serra, ADR Água de Pena e CS Marítimo.
A melhor classificação madeirense foi conseguida pela atleta do GDE, Solange Nunes, que se sagrou vice-campeã nacional de sub-20, percorrendo os 4km da sua prova em de 14’48, a apenas 3 segundos da sportinguista Lara Costa.
O último atleta madeirense a ser medalhado em campeonatos nacionais de corta-mato foi o, depois, olímpico Alberto Paulo, vice-campeão nacional de sub-23, em 2007.
Estão de parabéns Solange Nunes e o seu treinador Diogo Sousa que, no mesmo dia teve um segundo atleta seu no pódio: Nuno Pereira que se sagrou vice-campeão coletivo, integrando a equipa do Sporting e terminou em 6º lugar na prova absoluta, a apenas 2 segundos do 3º português.
Ambos os atletas estão convocados para representar Portugal nos próximos Campeonatos Europeus de Corta-Mato, em Antalya, na Turquia, já no próximo dia 8 de dezembro.
Para além destes dois madeirenses, estão também convocadas: Diana Fernandes (ADRAP) e Rita Figueiredo (GDE), ambas no escalão de sub-23, tendo esta última subido ao pódio, em 3º lugar na classificação de Sub-23.
A terceira atleta madeirense no pódio foi Mariana Vargem, atleta do Triatlo que representa o Benfica, e que integrou o quarteto que venceu a estafeta mista de 4x 1500m.
Destaque, finalmente, para o 5º lugar coletivo do Grupo Desportivo do Estreito na classificação feminina, enquanto a equipa masculina do Jardim da Serra terminou num também honroso 12º lugar entre as 27 equipas presentes.
Eis um resumo dos participantes de clubes da Madeira nas provas principais:
E o quadro dos participantes madeirenses nos escalões de sub-20 e de sub-18, com o maior destaque para a já mencionada Solange Nunes:
Os resultados completos destas provas podem ser consultados AQUI.
No mesmo local, mas já após a hora de almoço de domingo, disputou-se a 2º edição do Interassociações de Corta-mato para Sub-16, em que participaram 6 atletas em representação da Seleção da Madeira, tendo alcançado um muito bom 5º lugar coletivo.
Individualmente, a melhor classificação foi alcançada por Matias Brites (ADRAP), em 7º lugar.
Aqui está um resumo das classificações dos nossos atletas:
Por cá, no sábado, dia 23, realizou-se a primeira jornada dos Campeonatos Regionais de Inverno para Sub-14 e Sub-16. Foi uma jornada que inaugura um novo formato de classificação coletiva e que, neste caso, teve uma intenção pedagógica subjacente, alertando os atletas para a importância que deve ser dada no treino às qualidades que suportam o crescimento sustentado dos resultados. Por isso, as provas não foram as tradicionais, mas sim testes de terreno que podem constituir-se como exercícios fundamentais no treino.
Eis o quadro dos vencedores:
No domingo, decorreu a 30ª edição do Circuito do Imaculado Coração de Maria, que integra o Madeira a Correr e na qual se sagraram vencedores Cátia Sousa e Paulo Cassiano, ambos do GDE.
A nível coletivo, a equipa feminina da McDonalds impôs-se, enquanto a equipa da ADR Água de Pena (ADRAP) venceu em masculinos.
Segue-se o quadro de resultados da prova:
Os resultados completos desta prova podem ser consultados AQUI.
As classificações do Madeira a Correr podem ser consultadas AQUI.
Fotos: FP Atletismo e Enyo Freitas