Madeirenses no Europeu de Sub20 – O ‘ouro’ de Nuno Pereira

O madeirense Nuno Pereira, agora a competir com as cores do Sporting, sagrou-se ontem Campeão da Europa de Juniores nos 1.500 metros. O atleta fez um brilharete na Suécia, onde decorreu o Campeonato Europeu de Sub20, ao cortar a meta com o tempo de 3.55,85 minutos, na frente do holandês Robin Van Riel e do britânico Joshua Lay. Com esta vitória, Nuno Pereira tornou-se no primeiro atleta madeirense a garantir um título europeu individual no atletismo.

Para este campeonato europeu de Sub20, a Selecção Nacional convocou outros dois atletas madeirenses. Pedro Buaró, do Grupo Desportivo do Estreito, para competir no salto com vara, e Mariana Pestana, da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, no lançamento do martelo.

No salto com vara, Pedro Buaró passou 5,00 metros, mas não conseguiu o apuramento para a final. Foi 17º na geral. A prestação do atleta ficou uma vez mais comprometida pelo facto das suas varas não terem chegado a tempo da prova. Por causa destes problemas criados pela companhia aérea, o madeirense precisou assim de recorrer à boa vontade dos seus companheiros de competição.

Já Mariana Pestana, da ACD de São João, concluiu sua participação nos europeus de juniores ao classificar-se na 22ª posição nas qualificações do lançamento do martelo, com a marca de 54,86m. Recorde-se que Mariana é ainda júnior de primeiro ano e tem pouco mais de um ano de treino de atletismo, tendo vindo a revelar enormes progressos que permitem augurar muito bons resultados no futuro.

O Campeonato Europeu Sub-20 de Atletismo (em inglês: European Athletics U20 Championships) é um evento organizado pela Associação Europeia de Atletismo, a cada dois anos.