Mobilização para a São Silvestre é “surpreendente”

Inscrições para a Volta à Cidade do Funchal terminam dia 27 de dezembro.

Horácio Alves tem o dorsal Nº 1 para a Volta à Cidade 2019 e assume-se como um entusiasta da corrida organizada pela Associação de Atletismo da Madeira e que, anualmente, junta milhares de madeirenses e estrangeiros na baixa do Funchal. A São Silvestre do Funchal é a mais antiga da Europa.

“Comecei em 1979 com 16 anos no Club Sport Marítimo. A partida e meta foi no Largo do Colégio e ainda fui ao pódio receber um troféu, não me lembro se foi por ter cortado nos primeiros 30 ou 35 lugares ou se foi por ter sido o 4º ou 5º lugar madeirense”, lembra o atleta, acrescentando que o que mais o marcou naquela primeira participação “foi o número de atletas Finlandeses e Suecos que estavam na Região a efectuar estágios de Inverno”.

Desde então, Horácio, nascido na Beira em Moçambique e a viver na ilha da Madeira desde 1975, já subiu mais vezes ao pódio, tendo experimentado diferentes provas e distâncias com graus de dificuldade maiores que a actual prova. “Recordo ter competido com vários campeões de carisma mundial, nomeadamente o Fernando Mamede, o Carlos Lopes ou a Aurora Cunha.

Entre outros pontos altos do seu percurso, o atleta participou nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 3ª. Divisão em Coimbra; nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 2ª. Divisão em Lisboa; representou a Seleção da Madeira no Corta-mato Nacional das Forças Armadas, em Janeiro de 1985 no Algarve; na Meia Maratona das Forças Armadas, Outubro de 1985 em Santa Margarida; e foi seleccionado para representar Portugal nos Campeonatos Europeus de Pista que se realizaram em Setembro de 1992 em Itália, tendo por esta participação sido homenageado pelo Presidente do Governo Regional da Madeira à data, Alberto João Jardim.

Actualmente, e depois de ter representado os seguintes clubes: 1986/87 – Arnault; 1987/88 a 1992/1993 – Guarda Fiscal; 1993/1994 – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; 1994/95 até 2004/05 – Grupo Desportivo do Estreito; está nos Federados pelo VIP-RC. Pronto para mais uma São Silvestre, prova que vai para a estrada a 28 de dezembro, Horácio Alves destaca ainda a envolvente da prova. “Há uma capacidade de mobilização para esta corrida que não tem explicação”.

Referir que a organização da Volta à Cidade do Funchal quer atingir os 5 mil inscritos, pelo que fica o convite à participação de toda a população. Consulte aqui toda a informação: https://www.voltacidade.com/