17 medalhas nos Campeonatos Nacionais Jovens em pista coberta

Os jovens madeirenses conquistaram 17 medalhas nos recentes campeonatos nacionais de sub-18 (juvenis) e de sub-20 (juniores) em pista coberta.

Os campeonatos de sub-18 disputaram-se em Braga a 8 e 9 de fevereiro e os campeonatos de sub-20 foram realizados em Pombal a 15 e 16 de fevereiro. Ambos foram complementados com os nacionais de provas combinadas para ambos os escalões disputados anteriormente em Pombal, a 11 e 12 de janeiro.

Manuel Vieira

No escalão de juvenis os atletas mais em evidência foram Diogo Martins (AJS) que venceu o salto com vara com recorde pessoal a 4,15m e Manuel Vieira (ADRAP) que conquistou o segundo lugar no heptatlo, com 4.314 pontos (recorde regional) que lhe valeu uma chamada à seleção nacional de juvenis; segundo lugar também no salto em altura, com um recorde pessoal a 1,91m;  e, finalmente, com um terceiro lugar no salto com vara (mais um recorde pessoal a 3,75m).

Eis os atletas medalhados e mais em evidência nos campeonatos de sub-18:

Nestes campeonatos classificaram-se coletivamente duas equipas masculinas da Madeira:

  • ADRAP – 4º lugar – 59 pontos
  • AJS – 6º lugar – 35 pontos

 

No escalão de juniores, o madeirense mais em evidência foi Pedro Buaró (GDE) que venceu o salto com vara com um novo recorde dos campeonatos a 5,00m, marca que constitui também recorde absoluto da Madeira em pista coberta e fica a escassos 6 cm do recorde nacional de juniores.

Ana Leite (AJS) venceu o salto em altura com 1,61m, tendo sido também 3ª classificada no Pentatlo (3.009 pts).

Adriana Viveiros (ADRAP) também venceu folgadamente a prova de 3.000m marcha, mas acabou por sofrer uma falta perfeitamente desnecessária durante a última volta, que resultou numa penalização de 30 segundos que acabaram por a relegar para a segunda posição, com 14′ 21″57 (ainda assim, esta marca constitui recorde regional de sub-20 e sub-23 em pista coberta).

Mas houve muitos atletas madeirenses em evidência nestes campeonatos e que demonstraram estar em forma no momento certo. O quadro seguinte resume os que mais se destacaram nos nacionais de sub-20:

As equipas do Estreito e do Jardim da Serra classificaram-se coletivamente em ambos os sexos:

  • Estreito – 4º em masculinos (a 1 ponto do 3º lugar) e 6º em femininos
  • Jardim da Serra – 5º em masculinos e 7º em femininos