Regresso aos treinos

O Governo Regional da Madeira permite a reabertura dos treinos na pista a partir da próxima segunda-feira, 11 de maio.

Sabendo do forte desejo dos atletas para retomarem a sua actividade desportiva mas, atendendo às circunstâncias actuais, esse desejado e desejável regresso à normalidade terá de ser cauteloso, ordenado e progressivo. Esta reabertura está ainda sujeita a fortes condicionamentos na sua implementação e será objecto de uma avaliação permanente.

Assim, numa primeira fase, será autorizado o regresso aos treinos na pista apenas a um conjunto de 20 atletas dos escalões de juniores e seniores que foram internacionais ou medalhados nacionais em 2019 ou já em 2020 e cujos treinos serão repartidos por diferentes locais e horários. A articulação dos horários e locais está a ser efectuada pela AARAM junto dos respetivos clubes.

Numa segunda fase (talvez a partir do dia 25 de maio) será acrescentado mais um grupo de 20 a 30 atletas (abrangendo também o escalão de juvenis e alguns outros atletas seniores) e só depois (terceira fase) haverá uma abertura mais abrangente das pistas.

O treino destes atletas será alvo de fortes restrições quanto às condições de utilização das instalações e equipamentos, no sentido de reduzir ao mínimo a possibilidade de contágio entre atletas.

Por este motivo, no sentido de garantirmos a contenção do contágio e para evitar retrocessos no  processo de desconfinamento, apelamos à compreensão de todos os restantes atletas que não estão ainda abrangidos por esta abertura e à sua colaboração no sentido de que ainda não devem aparecer na pista para efectuar os seus treinos.

Tudo faremos para que todos possam retomar a sua prática normal o mais brevemente que for possível.