Dez pódios madeirenses nos nacionais de sub-18

Os jovens madeirenses estiveram em grande plano nos nacionais de sub-18 disputados no último fim-de semana na pista Fernando Mamede, em Beja.

Cristina Neves (CSM) foi a figura de proa, vencendo de forma magistral os 400 metros, no sábado, e os 400 metros barreiras, no domingo. Confirmou as marcas de qualificação para os campeonatos europeus de sub-18 em ambas as provas e estabeleceu um novo recorde regional nesta última prova, baixando os 62 segundos (61″98), deixando a segunda classificada a mais de 4 segundos e tornando-se a quarta melhor portuguesa de sempre no escalão de sub-18.

Afonso Nóbrega

Afonso Nóbrega (AJS) também carimbou o passaporte para os europeus ao vencer a prova de 5000 metros marcha de forma categórica. Afonso terminou eufórico, festejando efusivamente junto dos seus colegas de todos os clubes da Madeira que não pararam de o incentivar durante toda a prova. Não era para menos! Enquanto a sua colega Cristina apenas tinha de cumprir uma mera formalidade, o Afonso disputava um dos dois lugares disponíveis entre quatro atletas que tinham marca de qualificação na sua disciplina. Fez um prova taticamente irrepreensível e não deixou dúvidas!

Parabéns a estes dois dedicados atletas, extensivos às suas também dedicadas e excelentes treinadoras: Filipa Freitas e Susana Peixoto.

 

Nélio Serrão

Nélio Serrão (AJS), depois de ter subido ao pódio no sábado, em 3º lugar no lançamento do peso (14,50m), foi o terceiro atleta a sagrar-se campeão nacional. Foi no domingo, no lançamento do disco, em que fez uma prova esplêndida, melhorando o seu recorde pessoal por mais de dois metros (40,77m) e bateu toda a concorrência!

Miguel Nóbrega

Todos menos um… porque Miguel Nóbrega (CSM) também melhorava o seu recorde pessoal em cerca de quatro metros e seguia à frente do concurso, com 44,73m, quando foi detetada uma infração regulamentar: era a terceira prova em que competia, o que era permitido até ao ano passado, mas, de acordo com o novo regulamento, poderia competir agora em apenas duas provas individuais. Foi um lapso que acabou por lhe custar a desclassificação na prova, mas deixou-o mais confiante e seguro de que segue no bom caminho e terá uma nova oportunidade no próximo ano, porque ainda será sub-18. A nossa solidariedade para este jovem muito promissor!

Clara Teixeira

 

O lançamento do martelo voltou a dar mais uma medalha à Madeira!

Clara Teixeira (AJS), com apenas 14 anos, foi segunda classificada, lançando o engenho de 3kg a 48,15m. Ainda tem mais três anos para subir ao degrau mais alto do pódio nesta categoria! É mais uma atleta muito promissora nesta disciplina.

 

Matilde Freitas e Beatriz Pereira

Também o salto com vara voltou a contribuir para o pecúlio das medalhas madeirenses: Matilde Freitas (ADRAP) em 2º lugar (2,90m) e Ana Beatriz Pereira (ADRAP) em 3º lugar (2,80m), subiram ao pódio na prova feminina, que foi sendo sucessivamente atrasada e terminou às 11h da noite e quase às escuras!

Fábio Aguiar

Do lado masculino, o iniciado do Marítimo Fábio Aguiar esteve ao seu melhor nível conquistando o 3º lugar do pódio no salto com vara. Fábio igualou o seu recorde regional de sub-16 (3,75m) e falhou duas tentativas a 3,82m por muito pouco. É uma promessa desta disciplina e terá ainda dois anos para subir ao degrau mais alto do pódio.

 

Finalmente, Iara Tembe (CSM), embora algo insegura no início da prova, acabou por controlar os nervos e lançou perto do seu recorde regional, alcançando o 3º lugar no lançamento do disco.

 

A destacar ainda: Roberto Gomes (ADRAP) 4º no salto com vara com recorde pessoal (3,65m) e 7º nos 400m barreiras (também com recorde pessoal: 59″57); Constança Alves (AJS) e Lucas Santos (AJS) ambos em 5º lugar nos 400m (59″88 e 51″81, respetivamente); ainda nos 400m, Débora Martins (CSM) continua a progredir, terminando em 6ª com um recorde pessoal de 60″14; Carlos Silva (GDE) também em 6º lugar com um recorde pessoal de 59″11; e Ana Santos (CFCARV) que, na sua estreia em campeonatos nacionais, também terminou em 6º, com um recorde pessoal de 8’07″15.

Coletivamente, a melhor classificação coube à ACD do Jardim da Serra, que terminou em 7º lugar na classificação masculina.

Eis o resumo das melhores classificações dos 24 atletas madeirenses que participaram nesta competição que reuniu seis centenas de atletas de todo o país:

Os resultados completos desta competição podem ser consultados AQUI.

 

Por cá realizou-se o Torneio de Verão, a ultima jornada de pista da época. Os resultados foram prejudicados pelo vento contrário que soprava na recta da meta. Ainda assim, registaram-se alguns resultados agradáveis, embora nenhum de especial relevo.

Os resultados desta prova podem ser consultados AQUI.

 

Realizou-se também o Grande Prémio de São Vicente – mais uma prova do Madeira a Correr.

Os vencedores foram Joana Soares e Eduardo Pestana (ambos do Jardim da Serra).

 

Eis o quadro de vencedores desta prova:

Os resultados completos podem ser consultados AQUI.