Foi em Viana do Castelo que terminou a época de pista, com os Campeonatos Nacionais de Sub-20. Entre as cinco centenas de participantes de todo o país, duas dezenas de atletas participaram em representação dos quatro clubes da Madeira que habitualmente participam em competições nacionais: ADRAP, AJS, CSM e GDE.
Apesar de competir num escalão acima do seu, a grande figura madeirense voltou a ser a juvenil Cristina Neves (CSM) que superou as suas adversárias mais velhas em duas corridas plenas de dramatismo! No sábado, nos 400m planos, partiu decidida e assumiu a liderança praticamente desde início mas, a 120m do final, a sportinguista Clara Martinha tomou a liderança da corrida e parecia embalada para a vitória. Porém, a atleta da Madeira não se deu por vencida e acabou recuperar a liderança, vencendo a prova e ficando apenas a um centésimo do seu recorde pessoal.
No domingo, chegada apertadíssima nos 400m barreiras entre a Cristina e… a irmã da Clara, Lúcia Martinha. Foi necessário recorrer aos milésimos de segundo para decidir quanto à vencedora da prova e a sorte (que protege os audazes) voltou a pender para o lado da Cristina Neves.
Os medalhados foram os seguintes:
- Cristina Neves (CSM) – campeã nos 400m planos (56″38) e nos 400m barreiras (62″12)
- Rita Barbosa (AJS) – campeã nos 200m (24″98) e vice-campeã nos 100m (12,08)
- Solange Nunes (GDE) – vice-campeã nos 3000m obstáculos (11’46″13)
- Laurinda Moreira (CSM) – vice-campeã no salto com vara (3,30m)
- Omar Jesus (AJS) – vice-campeão no salto em comprimento (6,95m – rp)
- Ana Fernandes (AJS) – 3ª no lançamento do martelo (48,77m – rp)
- João Penacho (ADRAP) – 3º nos 400m (50″41)
Destaque para Omar Jesus (AJS) que, depois de superar um período de lesões, de nunca antes ter subido a um pódio nacional e de ter entrado em concurso no salto em comprimento apenas com a 9ª marca entre todos os concorrentes, melhorou o seu recorde pessoal em 25cm e sagrou-se vice-campeão nacional! Está de parabéns o Omar, tal como a sua treinadora, Januária Pereira, que nunca deixou de acreditar no potencial do seu pupilo.
Uma referência ainda para o duplo pódio de Rita Barbosa (AJS), para a estreia em pódios nacionais de Solange Jesus (GDE) que foi também 4ª nos 3000m (10’18″99) e para os recordes pessoais de Catarina Vieira (ADRAP) no Heptatlo (3.675p) e Lwena Cardoso (CSM) nos 400m barreiras (63″58), ambas em 4º lugar nas respetivas provas.
Coletivamente, o Sporting voltou e vencer em ambos os sexos. Entre os clubes da Madeira destacou-se o CS Marítimo, em 5º lugar (64p) na classificação feminina.
Os resultados desta competição podem ser consultados AQUI.
Por cá disputou-se a 10ª edição da prova Santana-Ilha-São Jorge, uma das mais duras provas do circuito Madeira a Correr, com uma extensão de 14km. A prova foi disputada por uma centena e meia de atletas, sagrando-se vencedores: Cátia Sousa (GDE) e Paulo Macedo (AJS).
Eis o quadro de vencedores:
Os resultados completos desta prova podem ser consultados AQUI.