Começaram ontem (6 de março) os Campeonatos Europeus de pista coberta em Apeldoorn (Países Baixos) e contaram com a presença do atleta madeirense Nuno Pereira, que participou nas eliminatórias de 1500m, ficando a escassos 4 centésimos de se qualificar para a final. O pupilo de Diogo Sousa correu a distância no excelente tempo de 3’38″25, terminando a sua participação no 10º lugar (sendo o primeiro não apurado para a final, apesar de ter feito o 4º melhor tempo das eliminatórias).
No sábado (1 de março) as seleções nacionais de sub-18 e sub-20, participaram em Metz (França) num encontro triangular em pista coberta, com as seleções de Itália e França.
Quatro atletas madeirenses integraram essas seleções: Miguel Nóbrega, Fábio Aguiar, Mateus Jesus e Cristina Neves (todos do Marítimo). Integraram também a comitiva os treinadores madeirenses: Filipa Freitas (Marítimo) e Alcino Pereira (como líder das equipas nacionais).
Fábio Aguiar esteve infeliz na sua participação no salto com vara, não conseguindo marcar nenhum salto válido. Miguel Nóbrega melhorou o seu recorde pessoal no lançamento do peso para 14,50m. Cristina Neves estabeleceu um novo recorde regional de sub-20 em pista coberta nos 400m, com 56″49. E, finalmente, o jovem Mateus Jesus estabeleceu novos recordes regionais de sub-18 e de sub-20 em pista coberta, com 49″84, que é também a segunda melhor marca portuguesa de sempre nesta disciplina para atletas sub-18.
No mesmo dia, nas instalações do Centro de Alto Rendimento do Jamor, disputou-se a final nacional do Triatlo Jovem, com a participação de uma Seleção da Madeira, que alcançou um modesto 11º lugar entre as 20 associações distritais.
A melhor classificação foi obtida por Kimberly Nunes (AJS) que conseguiu um excelente 4º lugar no escalão de sub-16, estabelecendo um novo recorde regional do seu escalão com 1756 pontos.
Os resultados completos desta competição podem ser consultados AQUI.
No mesmo fim-de-semana disputaram-se, em Braga, os Campeonatos Nacionais de Sub-23 em pista coberta, com a participação de vários atletas em representação de clubes madeirenses e que obtiveram várias classificações de honra:
- Rita Figueiredo (GDE) venceu os 1500m e os 3000m
- Rita Barbosa (AJS) venceu os 200m e ficou em 2ª nos 60m
- Gabriel Maia (AJS) venceu os 200m e ficou em 2º nos 60m
- Mariana Tavares (CSM) venceu os 60m barreiras
- Rafael Santos (AJS) venceu os 60m barreiras
- Simão Alexandre (GDE) venceu o salto em comprimento
- Margarida Patrício (GDE) foi 3ª nos 60m barreiras
- Lara Geirinhas (CSM) foi 3ª no salto em altura
- Laurinda Moreira (CSM) foi 3ª no salto com vara
Os resultados completos desta competição podem ser consultados AQUI.
Ainda no mesmo fim-de-semana, mas em Pombal, disputaram-se os Campeonatos Nacionais de Veteranos em pista coberta, que contaram com a participação de atletas da ADRAP e do GDE e que obtiveram alguns títulos nos seus escalões:
- Cláudia Rodrigues (ADRAP) venceu o salto em altura, o triplo salto, o lançamento do peso e os 60m barreiras no escalão de 35-39 anos.
- Maria José Freitas (ADRAP) venceu os 200m e os 400m no escalão de 70-74 anos.
- André Gonçalves (ADRAP) venceu o lançamento do peso no escalão dos 35-39 anos.
- Luís Gil (GDE) venceu os 3000m marcha no escalão dos 45-49 anos.
- Também Merlina Papadopulu (ADRAP) venceu as provas de 60m, 200m e salto em comprimento do escalão de 50-54 anos, mas sem poder sagrar-se campeã nacional por ter nacionalidade búlgara.
Os resultados completos desta competição podem ser consultados AQUI.
Por cá, no sábado, o Centro Desportivo da Madeira foi palco de duas competições de âmbito regional. De manhã, disputou-se mais uma edição do Quilómetro Jovem, contando com a participação de mais de uma centena de jovens que, como diz o nome da competição, correram uma prova de 1.000m, disputada de acordo com os vários escalões etários. Eis o quadro dos vencedores desta competição:
A vitória coletiva coube ao Grupo Desportivo do Estreito:
Os resultados completos do Quilómetro Jovem podem ser consultados AQUI.
De tarde, foi a vez dos mais crescidos (também mais de uma centena) correrem na pista do Centro Desportivo da Madeira, disputando os Campeonatos Regionais de 10.000m (prova que também conta para o circuito Madeira a Correr).
A prova feminina foi ganha por Joana Soares (AJS), com 35’04″56 e a prova masculina teve como vencedor Eduardo Pestana (AJS), com o tempo de 31’03″50.
Eis o quadro de vencedores:
Os resultados completos desta prova podem ser consultados AQUI.
As classificações atualizadas do Madeira a Correr podem ser consultadas AQUI.
Fotos: Tatiana Gonçalves (FPA) e Enyo Freitas