Nacional de Clubes – Jardim da Serra com a melhor classificação

A época de pista encerrou para a generalidade dos atletas da Região com a participação nos Campeonatos Nacionais da 1ª e da 2ª divisões, disputadas este fim de semana (22 e 23 de julho) em Leiria e que terminaram com as vitórias do Sporting, em femininos, e do Benfica, em masculinos.

final-clubes-okA equipa feminina do Jardim da Serra obteve a melhor classificação entre as sete equipas de clubes da Madeira presentes nesta competição. O 4º lugar na final da 1ª divisão constitui a sua melhor classificação de sempre.

Também a equipa feminina do Estreito esteve em muito bom nível, terminando logo atrás da AJS, em 5º lugar.

A participação das equipas masculinas foi mais modesta, invertendo-se a ordem de classificação entre o Estreito e o Jardim da Serra, mas em 7º e 8 lugar, respetivamente.

Na final da 2ª divisão, a equipa feminina do Marítimo terminou num honroso 3º lugar, enquanto que a equipa masculina da ADRAP terminou em 4º lugar.

A desilusão aconteceu com a equipa feminina da ADRAP que, depois de se ter qualificado na fase de apuramento à frente do Marítimo, terminou apenas em 7º lugar.

O próximo quadro resume as classificações das equipas madeirenses:

CNC-final_resumo-2

 

Individualmente, alguns atletas merecem um relevo mais especial.

Na 1ª divisão:

  • Joana Soares (AJS) foi a única vencedora individual, nos 3000m obstáculos;
  • Décio Andrade (GDE) no lançamento do martelo, Tânia Freitas (GDE) nos 400m barreiras, Cristina Ferreira (AJS) no lançamento do dardo e a estafeta feminina de 4x100m do Estreito (Tatiana Silva, Renata Rocha, Camila Lucena e Rosalina Santos) conseguiram obter excelentes segundos lugares;
  • relevo ainda para Rosalina Santos (GDE), terceira no salto em comprimento e nos 200m e também para Filomena Costa (AJS) terceira nos 3000m e 5000m;
  • o juvenil Nuno Pereira (GDE) aguentou-se muito bem com os seniores, terminando em 4º nos 800m; tal como Hélder Fernandes (AJS), 4º no salto com vara, que estabeleceu um novo recorde nacional de veteranos (v40) com 4,50m.

Na 2ª divisão alguns atletas fizeram melhores resultados que os seus colegas madeirenses da 1ª divisão nas respetivas disciplinas :

  • foi o caso de Micael Franco (ADRAP) que venceu os 100 e os 200m da 2ª divisão com os melhores tempos entre todos os atletas regionais;
  • também Sara Sousa (CSM) no salto com vara e Maria Bernardo (ADRAP) nos 3000m marcha, venceram as respetivas provas com o melhor resultado entre madeirenses;
  • finalmente Roque Semedo (ADRAP), além de fazer o melhor resultado nos lançamentos do disco e do dardo, fez um excelente recorde pessoal de 54,00m neste lançamento, culminando uma época de forte evolução e que cria uma elevada expectativa para a próxima época.

Eis um resumo do melhor resultado obtido por atletas da Madeira em cada disciplina:

CNC-final_resumo-1

Melhor atleta da Região por disciplina

Os resultados completos podem ser consultados AQUI.