O Grupo Desportivo do Estreito encerrou a época de pista a nível regional com vitórias coletivas, em ambos os sexos, nos Campeonatos Regionais Absolutos.
A vitória do Estreito foi relativamente folgada nos homens e bem mais apertada nas senhoras, com forte luta do Jardim da Serra, como se pode verificar no quadro seguinte. Uma palavra de apreço pela participação plena da equipa do CAFH, normalmente mais dedicada à estrada, mas que fez questão de marcar uma importante presença neste campeonato, contribuindo para a sua valorização.
Já os prémios de regularidade no escalão absoluto, as Taças da Madeira – que englobam o conjunto de todos os campeonatos deste escalão ao longo da época em estrada, corta-mato, montanha e pista – e que também ficaram concluídos este fim de semana com a realização dos campeonatos absolutos de pista, foram repartidos pelo Jardim da Serra em femininos e pela ADRAP em masculinos.
As classificações finais das Taças da Madeira no escalão absoluto podem ser consultadas AQUI.
Voltando aos regionais absolutos de pista, a qualidade dos resultados foi interessante. De um modo geral, melhor no sector feminino.
O quadro dos campeões individuais é o seguinte:
Destes atletas, podemos destacar os seguintes:
- Rosalina Santos (GDE) com três vitórias individuais (Comprimento, 100m e 200m) e com recorde dos campeonatos nos 200m (24″71)
- Joana Soares (AJS)
com vitórias nos 3000m obstáculos e 3000m – tendo igualmente batido o recorde dos campeonatos nesta disciplina (9’58″13)
- Cátia Santos (GDE)
com três vitórias individuais nos 800m, 1500m e 5000m (o facto desta atleta se ter “sacrificado” a fazer 1500m e 5000m no mesmo dia – com bons resultados em ambas as provas – terá contribuído decisivamente para a vitória coletiva do Estreito)
- Décio Andrade (GDE)
com vitórias nos lançamento do Disco e do Martelo – também aqui com recorde dos campeonatos (60,11m)
- Nuno Pereira (GDE)
ainda juvenil, venceu os 400m e os 800m, retirando mais de 2 segundos (!!) ao seu próprio recorde regional de juvenis nesta disciplina – fez agora 1’53,09. Um grande resultado!
Finalmente, foram ainda realizadas algumas provas extra campeonato para atletas mais jovens. Merece especial realce o resultado conseguido por Ângela Silva (ADRAP) que, com 53,03m no martelo, melhorou em mais de 3 metros o seu recorde pessoal e passou a liderar o ranking nacional nesta disciplina.