8 medalhas nos Campeonatos de Portugal

Este fim de semana (10 e 11 de fevereiro) disputaram-se em Pombal os Campeonatos de Portugal de pista coberta, contando com a presença dos melhores atletas nacionais.

Catarina Queirós

Os atletas que representam os clubes da Região conseguiram um total de oito medalhas – o melhor pecúlio dos últimos 10 anos.

 

Destaque natural para as duas nortenhas, Catarina Queirós e Bárbara Silva, ambas em representação do Jardim da Serra, que se sagraram campeãs de Portugal, no salto em Altura e no Pentatlo, respetivamente.

Bárbara, ainda júnior, estabeleceu também um novo recorde regional de juniores na primeira prova do Pentatlo, os 60m barreiras, com 8,89s.

 

Mas merecem igual destaque os restantes atletas medalhados, que estiveram ao seu melhor nível e alcançaram resultados de grande qualidade!

Começando por Cátia Santos (GDE) que subiu duas vezes ao pódio: como vice-campeã numa corrida tática de 1500m (4’40″94) e como terceira classificada nos 3000m (9’34″81 – a escassos 8 centésimos do seu recorde pessoal ao ar livre), numa prova que teve como vencedora a consagrada Sara Moreira.

Cátia Santos (à direita)

Bruno Moniz

O ainda júnior Nuno Pereira (GDE), seu colega de treino, esteve em grande nível ao sagrar-se também vice-campeão de Portugal nos 1500m, batendo novamente o seu próprio recorde regional de juniores com 3’53″08.

Bruno Moniz (ADRAP) correndo em contra-relógio na série secundária, acabou por confirmar o seu excelente momento de forma e surpreender os principais favoritos, sagrando-se vice-campeão de Portugal nos 3000m com um novo recorde pessoal de 8’19″57, retirando quase 8 segundos ao seu melhor registo anterior!

Paulo Neto (AJS) subiu ao terceiro degrau do pódio nos 60m barreiras com um novo recorde regional de sub-23 (8″19).

E, finalmente, a estafeta de 4x400m do GD Estreito, constituída por: Edgar Remédios, Davide Teixeira, Nuno Pereira e Micael Franco, classificou-se na segunda posição com o tempo de 3’26″00.

O quadro seguinte resume os resultados dos medalhados:

Embora fora do pódio merece também uma referência Daniela Sousa (GDE) que se classificou em 5º lugar nos 3000m com um novo recorde pessoal de 9’46″44.

Diogo Sousa (centro)

Ainda uma nota final de elogio aos resultados do trabalho do treinador Diogo Sousa, que orienta Cátia Santos, Nuno Pereira, Daniela Sousa e ainda a madeirense Rosalina Santos, que agora representa o Sporting e que registou a segunda marca nos 60m (7″42) e nos 200m (24″16 – a 1 centésimo da campeã).

 

Os resultados completos dos campeonatos podem ser consultados AQUI.