Paulo Macedo e Joana Soares Campeões Regionais de Montanha

O Concelho do Porto Moniz foi este Domingo palco do Campeonato Regional de Montanha, num evento que também abria a Taça de Portugal de Montanha. O percurso principal ligava o cais do Seixal ao Fanal, um percurso que tinha tanto de bonito como desafiante, mas que não demoveu os 171 participantes que participaram no evento organizado pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, em parceria com o Municipio do Porto Moniz.

O dia começou com algum nevoeiro e frio no Fanal, mas com o evoluir da competição o tempo também foi melhorando, proporcionando excelentes condições para a prática da modalidade.

Com início no Chão da Ribeira e meta no Fanal, participaram no percurso mais curto do evento as atletas femininas e os juniores masculinos.
Rosa Madureira, atleta continental do Futebol Clube Penafiel foi a mais rápida, concluindo o seu percurso em 51 minutos e 24 segundos. Na segunda posição mas garantido o titulo de Campeã Regional de Montanha ficou a atleta da ACD Jardim da Serra, Joana Soares, que venceu a competição interna com alguma vantagem, terminando a apenas 21 segundos da vencedora, com 51 minutos e 45 segundos. No lugar mais baixo do pódio ficou Camila João, a atleta da ACD Jardim da Serra garantiu o Vice-Campeonato Regional com o tempo de 56 minutos e 36 segundos.
Nas Juniores Femininas, a única participante foi a atleta do Clube Escola do Estreito, Rute Soares, com o tempo de 1 hora, 14 minutos e 44 segundos.

Nos Juniores Masculinos competiram 2 atletas, com a vitória a sorrir a Rúben Caldeira, o atleta da ADRAP efectuou o percurso em 1 hora e 5 minutos. Na segunda posição ficou Carlos Silva, atleta do CCDT dos Horários do Funchal, com 1 hora, 6 minutos e 36 segundos.

No percurso mais longo participaram os atletas seniores e veteranos masculinos. Paulo Macedo foi o grande vencedor, o atleta da ADRAP conquistou o título regional efetuando o percurso em 55 minutos e 39 segundos. Na segunda posição ficou Vítor Barbosa, atleta visitante do GDC Castelo de Paiva e que gastou 57 minutos e 3 segundos para ligar o Seixal ao Fanal. Na terceira posição à geral mas garantindo o Vice-Campeonato Regional ficou Bruno Silva, o atleta do Grupo Desportivo do Estreito efetuou o percurso em 57 minutos e 38 segundos.

No final a organização promoveu um almoço para os atletas e acompanhantes logo seguido da cerimónia de entrega de prémios junto ao posto florestal do Fanal, em plena floresta laurissilva!

Resultados gerais: https://atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2018/03/1890027_Montanha.pdf