Madeirenses nos Europeus

Mariana Pestana (ACDSJ), Pedro Buaró (GDE) e Nuno Pereira (que esta época representa o Sporting) foram convocados pela Federação Portuguesa de Atletismo para integrar a seleção nacional de juniores que irá participar nos Campeonatos da Europa de Sub-20, que se realizam em Boras, na Suécia, entre 18 e 21 de julho.

Pedro Buaró

Pedro Buaró será o primeiro a entrar em ação, na qualificação do salto com vara. É  já amanhã (18/julho) pelas 10h00 (9h00 em Portugal). Terá uma tarefa de apuramento para a final bem difícil, não apenas porque a concorrência é muito forte, mas também porque as suas varas não chegaram à Suécia e terá, assim, de depender da boa vontade de algum dos seus adversários que lhe queira emprestar as varas e que essas varas sejam minimamente adequadas às suas características…

 

Nuno Pereira

Nuno Pereira, o mais velho dos três e o que reune mais possibilidades de aceder a uma final, também irá competir amanhã à tarde a partir das 15h32 (hora portuguesa) nas eliminatórias de 1.500m.

 

Mariana Pestana

No segundo dia de competição será a vez de Mariana Pestana lançar o martelo na respetiva qualificação a partir das 11h25 (hora portuguesa).

 

Estes jovens terão uma árdua tarefa para conseguir chegar às respetivas finais, pois   competem na mais prestigiada modalidade olímpica e numa competição com muito exigentes mínimos de acesso e onde vão participar 1114 atletas em representação de 48 países europeus!

 

Também já partiram hoje da Madeira outros quatro jovens que irão participar no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), competição para atletas juvenis (sub-18) organizada pelo Comité Olímpico Internacional que terá lugar em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 22 e 27 de julho.

São eles:

  • Moisés Faria (GDE) que irá competir no lançamento do dardo
  • Diogo Freitas (GDE) que irá competir no lançamento do martelo
  • Adriana Ornelas (ADRAP) que irá competir nos 5.000m marcha
  • Milena Lucena (GDE) que irá competir no salto em comprimento e no triplo salto

Milena Lucena

A seleção portuguesa é constituída por 14 atletas, sendo a AARAM a associação com o maior número de atletas selecionados para esta competição.

Uma menção especial para um quinto atleta madeirense, Eduardo Pestana (campeão nacional sub-18 de 2.000m obstáculos), que também poderia ter feito parte desta seleção e só não terá sido selecionado por razões de ordem burocrática (o seu progresso esta época foi de tal ordem que, há quatro meses atrás, quando da inscrição preliminar obrigatória, ele não foi sequer considerado na lista alargada de pré-inscritos…). Terá certamente outras oportunidades!

 

Votos de sucesso para todos estes jovens que trabalharam arduamente para estarem presentes nestas grandes competições.