Meia Maratona do Porto Santo “tem grande margem de crescimento”

A AARAM quer apostar na internacionalização do evento. Centenas de atletas vão competir e dinamizar a economia do Porto Santo.

Foi apresentada esta manhã mais uma edição da Meia Maratona do Porto Santo / Campeonato Regional de Meia Maratona. Um evento da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira que leva centenas de pessoas à Ilha Dourada, seja na vertente de competição (cerca de 300 atletas), seja como acompanhantes dos atletas. O programa inclui ainda uma caminhada.

Policarpo Gouveia, presidente da AARAM, deu conta de um “aumento do número de atletas a se centrar na ordem dos 40%” e adiantou que um dos objectivos é a internacionalização do evento, sendo que para tal conta com o apoio de várias entidades, privadas, caso da Porto Santo Line, ou públicas, como é o caso do Governo Regional, através da Direcção Regional do Desporto. “Queremos uma participação maior ao nível de atletas estrangeiros porque o Porto Santo realmente tem tudo para uma Meia Maratona de qualidade, permitindo grandes marcas”.

O administrador da Porto Santo Line, Rui Gouveia, destacou a iniciativa que anualmente dinamiza o Porto Santo, sobretudo a economia numa época de forte sazonalidade. “É um evento que tem uma componente logística pesada, onde a Porto Santo Line naturalmente que apoia os atletas, os seus acompanhantes, e com isso ajuda a dinamizar um destino como o Porto Santo”.

David Gomes, director regional do Desporto, sublinhou o trabalho da AARAM na exaltação do desporto na Região. No caso concreto da Maratona do Porto Santo, e além dos inúmeros eventos realizados ao longo do ano, defendeu ser um evento com uma margem de crescimento muito grande. “Se reforçarmos a promoção e deixo esse repto à Associação de Atletismo. Há muito que o Governo Regional se preocupa com a quebra da sazonalidade e o reforço da economia no Porto Santo”.

Programa:

Pelas 08h30 – XVII Mini Maratona do Porto Santo destinada aos atletas dos escalões de Juniores, Seniores e Veteranos com uma extensão aproximada de 10.000 m.

Partida na Avenida Manuel Gregório Pestana Júnior (Estrada Marginal) no fim da passadeira de peões que fica alinhada com o Cais, seguindo em direcção à Calheta, retornando ao km 5 para o centro da Cidade com Meta no mesmo local da partida, no alinhamento com a entrada para o Cais.

Pelas 08H30 – a XVII Meia Maratona do Porto Santo / Campeonato Regional de Meia Maratona, destinada apenas aos atletas dos escalões de Juniores, Seniores e Veteranos, com uma extensão de 21.097,50 metros:

Partida na Avenida Manuel Gregório Pestana Júnior (Estrada Marginal) no fim da passadeira de peões que fica alinhada com o Cais, seguindo em direcção à Calheta sempre na marginal, na Calheta, cerca de 300 m antes da descida para o Restaurante, está o retorno principal fixo, regressando no mesmo percurso em direcção à Rotunda do Penedo do Sono (por trás do Porto de Abrigo) contornando a mesma, voltando de novo em direcção à Calheta, após a Quinta do Ribeiro Salgado, perto da Rua Teodoro Coelho (Arrais), cerca de 100 m antes do Hotel Pestana está o retorno final da meia, voltando então em direcção ao centro da Cidade, com Meta no mesmo local da partida, no alinhamento com a entrada para o Cais.

Todas as restantes informações podem ser consultadas aqui:

Meia Maratona do Porto Santo / Campeonato Regional de Meia Maratona 2019