Seis equipas na 1ª divisão!

Três equipas femininas e três equipas masculinas da Madeira qualificaram-se este fim de semana (27 e 28/maio) para as finais da 1ª divisão que irão acontecer a 22 e 23 de julho em Viana do Castelo.

(Grupo Desportivo do Estreito 2023 – foto: Enyo Freitas)

A fase de apuramento realizou-se simultaneamente em seis pistas espalhadas por todo o território nacional, em Lousada, Marinha Grande, Lisboa, Faro, Ponta Delgada e Ribeira Brava. Das 60 equipas femininas e 68 equipas masculinas inscritas 35 equipas femininas e 44 equipas masculinas reuniram condições de classificação final.

(Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra 2023 – foto: Enyo Freitas)

Na Ribeira Brava competiram as equipas de quatro clubes da Madeira: CS Marítimo, GD Estreito, ACD Jardim da Serra e ADR Água de Pena, que competiam não apenas entre si, mas também com todas as restantes equipas a nível nacional.

(Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena 2023 – foto: Enyo Freitas)

Os resultados foram sendo apurados on-line a partir dos vários locais de competição e no final das duas jornadas o ambiente era de quase total satisfação para as equipas madeirenses: apenas a equipa masculina do Marítimo (que participou de forma simbólica, não reunindo sequer condições de classificação) e a equipa feminina da ADRAP não conseguiram o desejado apuramento para a 1ª divisão, sendo esta última a primeira a classificar-se para a 2ª divisão.

(Club Sport Marítimo 2023 – foto: Enyo Freitas)

Sporting, em femininos, e Benfica, em masculinos, por terem sido campeões nacionais em 2022, estavam dispensados desta fase da competição. A Madeira é, mais uma vez, a região com o maior número de equipas representadas na 1ª divisão.

O quadro das equipas qualificadas para as finais da 1ª e da 2ª divisão é o seguinte:

 

O próximo quadro resume a participação das atletas femininas em representação dos clubes da Madeira:

O maior destaque individual vai para as duas vitórias de Francisca Cantante (GDE) nos 800 e 1500m. Destacamos ainda as madeirenses: Mariana Pestana (GDE), 1ª no martelo e 2ª no disco; Joana Soares (AJS), 1ª nos 3000m obstáculos; e a veterana Cristina Ferreira (AJS), 1ª no dardo.

Rivais mas amigas – é assim no atletismo (atletas dos 100m barreiras). Foto: Enyo Freitas

O próximo quadro resume a participação dos atletas masculinos:

Destaque para Manuel Marques (AJS), com a única vitória individual em masculinos e para as excelentes prestações dos madeirenses Eduardo Pestana (AJS), 2º nos 1500m; e João Olim (ADRAP), 2º nos 5000m marcha.

Em evidência também Nuno Pereira (atleta madeirense a competir pelo Sporting) que foi o vencedor da prova de 800 m.

Os resultados completos desta competição podem ser consultados AQUI.

Nota de destaque ainda para um outro madeirense, Pedro Buaró, que representa o Benfica, e estando dispensado de participar nesta fase de apuramento, competiu no sábado (27/maio) em Sion (Suiça) num meeting de salto com vara, estabelecendo um novo recorde nacional desta disciplina no escalão de sub-23, com a marca de 5,51m, progredindo mais cinco centímetros relativamente ao seu melhor resultado anterior.