O Campeonato Nacional de Juniores decorreu este fim de semana (8 e 9 de julho) na pista da Marinha Grande, com a presença de mais de vinte atletas representando as cores da Região.
O grande destaque vai para o domínio absoluto de Rosalina Santos (GDE) nas 3 provas em que participou: venceu os 100 metros com 11″86, o salto em comprimento com 5,84m e os 200 metros com ventosos 24″45.
Os títulos nestas provas foram, no entanto, atribuídos às atletas subsequentes, porque Rosalina continua há mais de um ano à espera de um documento que lhe permita ser oficialmente portuguesa. Enquanto o documento não chega, esta excelente atleta, filha de pai madeirense e mãe sul africana, a residir e a treinar na Madeira desde criança, continua sem acesso ao pódio em campeonatos nacionais e sem a possibilidade de representar Portugal em campeonatos internacionais (recorde-se que Rosalina já tem mínimos de participação para os europeus de juniores nas 3 provas que venceu).
Referência especial também para o 2º lugar de Catarina Queirós (AJS) nos 100m barreiras e que há dias, em Braga, confirmou os mínimos para participar nos Campeonatos da Europa nesta disciplina.
Uma referência ainda para Milene Jesus (ACDSJ) que conquistou mais uma medalha de bronze no lançamento do martelo e para Ana Beatriz Gomes (CSM),
ainda juvenil, que também conquistou o bronze no lançamento do peso.
O quadro seguinte destaca os atletas mais em evidência:
Os resultados completos do CN Juniores podem ser consultados AQUI.