Os Campeonatos Regionais Absolutos de inverno disputaram-se este fim de semana (5, 6 e 7 de janeiro) nas instalações do Centro Desportivo da Madeira (Ribeira Brava) e do RG3 (Funchal). Apesar da chuva fraca e do frio que acompanharam os cerca de 150 atletas ao longo dos três dias de competição, os resultados foram bastante satisfatórios, com a quase totalidade das equipas a melhorarem a sua pontuação total relativamente ao ano passado.
Jardim da Serra em femininos e Estreito em masculinos venceram coletivamente, numa competição disputada até à última prova e que decidia as equipas que serão apoiadas para disputar o apuramento para a final do Campeonato Nacional de Clubes.
O Marítimo em femininos e a ADRAP em masculinos completaram o pódio coletivo, tendo a coletividade de Água de Pena dado excelente réplica às duas equipas favoritas, conquistando até 4 títulos individuais.
Eis o quadro com o pódio coletivo:
Ao nível individual destacaram-se, em femininos:
- Cátia Santos (GDE) que venceu as três provas de meio fundo (800m, 1500m, e 3000m), com forte réplica de Joana Soares (AJS) em todas elas e tendo batido o recorde dos campeonatos nos 1500m
- Cátia Pina Santos (GDE) com vitória nas três provas de velocidade (60m, 200m e 400m)
Em masculinos:
- Paulo Neto (AJS) que venceu os 60m barreiras e o salto em Altura com excelentes resultados
- Bruno Moniz (ADRAP) com duas excelentes vitórias nos 1500m e nos 3000m
- Nuno Pereira (GDE), ainda júnior, que venceu os 800m com recorde dos campeonatos
- João Pedro Buaró (GDE), ainda juvenil, que venceu o salto com Vara estabelecendo um novo recorde regional do seu escalão
Eis o quadro dos Campeões Regionais (clicar sobre o quadro para ampliar):
Foram batidos quatro recordes dos campeonatos:
- Cátia Santos (GDE) fez 4’32″21 nos 1500m
- Maria Borges (GDE) lançou o Peso a 13,56m
- Nuno Pereira (GDE) fez 1’53″79 nos 800m
- Paulo Neto (AJS) transpôs 2,05m no salto em Altura
Foram ainda batidos os seguintes recordes regionais:
- João Pedro Buaró (GDE) acrescentou 5 cm ao já seu recorde juvenil de salto com Vara – 4,35m
- Catarina Fernandes (AJS) bateu o recorde de infantis nos 50m barreiras – 8″70
Nas provas extra campeonato, uma referência também para os jovens lançadores de martelo Mariana Pestana (ACDSJ), com 52,52m e Diogo M. Freitas (GDE), com 53,61m que assumem a liderança dos rankings nacionais do escalão de Juvenis.
Uma referência final também para os excelentes resultados da madeirense Rosalina Santos, que agora representa o Sporting. Rosalina fez 7″55 nos 60m e 23″99 nos 200m baixando pela primeira vez a barreira dos 24 segundos e contra o vento (-2,8m/s).
Pode consultar AQUI os resultados completos.