60ª Volta à Cidade do Funchal já tem mais de 2 mil inscritos!

Na apresentação da prova, que acontece a 28 de dezembro, Policarpo Gouveia desafiou todos os municípios a colaborar. O Santander anunciou a continuidade do apoio ao evento, bem como a autarquia do Funchal, que viu ser renovado o galardão de Município Amigo do Desporto.

A 60ª Volta à Cidade do Funchal, evento desportivo organizado pela Associação de Atletismo da Madeira, e que decorre a 28 de dezembro, foi apresentada esta manhã na sede do banco Santander, no Funchal, instituição que é a principal patrocinadora da prova.
A prova terá um percurso com aproximadamente 5.850 metros, com partida e chegada na Avenida Sá Carneiro, em frente à discoteca Vespas. Referir que esta Corrida de São Silvestre é realizada desde 1958, sendo por isso considerada a mais antiga corrida de estrada de São Silvestre em Portugal e uma das mais antigas da Europa.
Para além da prova principal, que junta milhares de atletas madeirenses e também atletas nacionais e internacionais, a Associação de Atletismo acrescentou que haverão provas para os escalões jovens e uma Caminhada / Marcha da Saúde, sem caráter competitivo e destinada a toda a população em geral, com uma extensão aproximada de 1.450 metros.
Na apresentação oficial do evento, Policarpo Gouveia, presidente da AARAM, disse que um dos objetivos é ultrapassar o número de inscritos do ano 2017, quando cerca de 3.500 pessoas responderam ao desafio. Sendo que neste momento, prestes a findar a primeira fase de inscrições (30 de novembro), já se contam cerca de 2.000 participantes.
O responsável máximo pelo atletismo na Madeira agradeceu o apoio de todos os patrocinadores, públicos e privados, sem os quais não seria possível a realização da Volta à Cidade do Funchal. Na altura deixou ainda um repto a todos os municípios para que, se possível, coloquem autocarros disponíveis para todos aqueles que queriam participar.
Vítor Calado, em representação do Santander, reiterou a responsibilidade social da instituição e destacou uma prova que “é já uma tradição enraizada na população e reconhecida por aqueles que nos visitam”. O banco, acrescentou, tem assumido também o apoio às principais provas em território nacional.
O vereador da Câmara Municipal do Funchal, João Pedro Vieira sublinhou, a propósito do galardão Município Amigo do Desporto: “se somos um município amigo do desporto é graças às parcerias que desenvolvemos com os clubes e as associações”. Eventos esses que permitem que o concelho, aliás, toda a Região, ganhem dimensão desportiva.

Programa:

17:45 – Prova destinada a atletas em Cadeira de Rodas – 500

Benjamins A (5/9 anos) 500 metros, com partida às 18:00;

Benjamins B (10/11 anos) – 800 metros, com partida às 18:20;

Infantis (12/13 anos) – 1.450 metros, com partida às 18:35;

Iniciados (14/15 anos) – 2.350 metros, com partida às 18:50.

19:00 – Caminhada/Marcha da Saúde – com as receitas a reverterem na totalidade para uma instituição de solidariedade social, a Caminhada/Marcha da Saúde pretende proporcionar aos participantes um passeio saudável pelas ruas.

20:00 – Volta à Cidade do Funchal – partida e meta na Avenida Sá Carneiro, em frente à Discoteca Vespas, a prova tem uma extensão aproximada de 5.850 metros.