Preço das viagens ‘afasta’ atletas nacionais e estrangeiros da Madeira Uphill 2000

Foi oficialmente apresentada esta manhã, no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal, a quinta edição da Madeira Uphill 2000, que terá lugar a 22 de setembro. Trata-se da meia maratona “mais dura” da Europa, por ter o seu percurso sempre a subir entre a baixa do Funchal e o Pico Areeiro, e direcionada para atletas que gostem de “desafios”. A prova inclui ainda uma mini maratona e uma corrida por estafetas.

O presidente da Associação de Atletismo da Madeira, Policarpo Gouveia, lamentou que os preços das viagens para a Madeira impeçam a participação de mais atletas nacionais e estrangeiros. Não esquecer que o melhor tempo, masculinos, pertence a um checo, Milan Janata, que em 2016 concluiu o percurso em 1h49m54s. Nos femininos, o recorde pertence à madeirense, Cristina Nascimento, da Associação do Jardim da Serra. Todos os atletas madeirenses, que se sintam capazes de enfrentar o desafio, “são convidados a participar” na prova.

“Temos que resolver este problema da continuidade territorial”, não apenas para fins desportivos, porque a verdade é que os preços das viagens afastam muitos atletas nacionais ou estrangeiros dos eventos na Madeira. “É compreensível que os atletas, mesmo não havendo outro evento destes na Europa, que escolham outros desafios similiares”.

David Gomes, diretor regional da Juventude e Desporto, destacou mais uma prova internacional que realça o destino Madeira. O responsável falou sobre as exigências da prova para os atletas, um “verdadeiro desafio”, e reiterou o apoio do Governo Regional a todos os “eventos de excelência” organizados pela Associação de Atletismo. “Faço votos para que, efectivamente, esta prova continue a crescer”.

João Pedro Vieira, vereador na autarquia do Funchal, disse tratar-se de uma prova emblemática para o circuito das meias maratonas e também lamentou que os constragimentos causados pelos preços das viagens. “Também sentimos dificuldades na organização de diversas iniciativas” e espero que, de futuro, se possa encontrar uma solução, talvez, como sugeriu Policarpo Gouveia, com a aplicação da tarifa desportiva a quem vem competir à Madeira.

A organização oferece duas distâncias aos participantes: a Meia Maratona, com 21.097,50 Metros, e a Mini Maratona, com 12.700 metros. A partida da Meia Maratona e Estafetas acontece na Praça do Povo, enquanto que a partida da Mini Maratona é dada no Terreiro da Luta.

Descrição dos percursos:

Meia Maratona: Partida na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (junto à Praça do Povo), contorna a Praça da Autonomia, à direita para a Rua 31 de Janeiro, à direita para a Rua do Til, à esquerda para a Estrada dos Marmeleiros, Hospital dos Marmeleiros (1ª Zona de Transmissão), segue até ao Monte, E.R.103 até ao Terreiro da Luta (2ª Zona de Transmissão), continua pela E.R.103 até ao Poiso (3ª Zona de Transmissão), virando à esquerda e seguindo até à meta instalada no Pico do Arieiro.

Mini Maratona: Partida no terreiro da Luta, seguindo pela E.R.103 até ao Poiso (Abastecimento), virando à esquerda e seguindo até à meta instalada no Pico do Arieiro.

As inscrições devem ser feitas online, até ao dia 15 de setembro, através da seguinte ligação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJBelQKaFQAHRqGgHFymuz2n-04l_VNy20LNmR3FZQGf-Nkg/viewform