Madeirenses ajudam Portugal a manter-se no topo da Europa

Portugal classificou-se em 8º lugar nos Campeonatos da Europa de Equipas, disputados em Silesia (Polónia) integrada nos Jogos Europeus que decorreram durante a semana que ontem terminou.

Nestes campeonatos, que se disputam de dois em dois anos, participaram 47 países distribuídos por três divisões, tendo Portugal participado na divisão principal constituída pelas 16 melhores equipas europeias.

A competição principal foi vencida pela Itália, com a Polónia e a Alemanha nos lugares de honra. As últimas três seleções da 1ª divisão (Bélgica, Turquia e Noruega) descem para a 2ª divisão e serão substituídas na próxima edição pela Hungria, Ucrânia e Lituânia.

A seleção nacional teve uma prestação muito positiva, mantendo-se na elite da Europa no atletismo com o contributo de quatro atletas madeirenses (quase 10% dos 42 atletas que competiram por Portugal).

Pedro Buaró obteve o 6º lugar no salto com vara, com a marca de 5,65m, batendo o já seu recorde nacional de Sub-23 por muito expressivos 14cm!

Com este resultado Buaró passa a ser o 4º melhor português de sempre e fica a escassos 6 cm do recorde de Portugal. E é, neste momento, o 3º melhor europeu no seu escalão etário, aumentando as expectativas quanto à sua participação nos próximos Campeonatos da Europa de Sub-23 que irão decorrer de 13 a 16 de julho em Espoo, na Finlândia.

 

Décio Andrade também esteve ao seu melhor nível, classificando-se também na 6ª posição no lançamento do martelo, com a marca de 72,03m, apesar de chegar de uma cansativa viagem desde os Estados Unidos, onde estuda.

 

Rosalina Santos (à direita na foto) fez parte da estafeta feminina de 4x 100m que bateu novamente o recorde de Portugal com 44″27, classificando-se na 9ª posição entre as 16 melhores seleções. A estafeta foi constituída pelo quarteto: Lorene Bazolo, Arialis Gandulla, Rosalina Santos e Íris Silva.

 

Mariana Pestana (GDE) esteve, desta vez, um pouco abaixo do seu recente recorde nacional de Sub-23, lançando agora 61,14m, o que lhe permitiu a 13ª posição entre as 16 concorrentes. Mariana terá ficado algo condicionada devido a uma entorse feita uns dias antes da sua estreia pela seleção nacional A.

 

Uma referência ainda para o atleta Delvis Santos, que representa o Jardim da Serra e participou na prova de 200 metros, conseguindo o 10º lugar com  seu melhor tempo desta época: 21″18.

Os resultados destes campeonatos podem ser consultados AQUI, na página oficial da European Athletics.

 

Por cá realizaram-se os Campeonatos Regionais de Sub-20, com a vitória coletiva da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra em ambos os sexos.

Eis o quadro dos vencedores individuais:

Os resultados completos destes campeonatos podem ser consultados AQUI.

O resultado de maior expressão ocorreu numa das provas extra-campeonatos, na qual o atleta Eduardo Pestana (AJS) conseguiu marca de qualificação para os Campeonatos Europeus de Sub-23 ao obter  8’56″11 nos 3.000m obstáculos.

Também, igualmente numa prova extra-campeonatos, se destacou Adriana Viveiros (ADRAP) que estabeleceu um novo recorde regional de sub-23 nos 5.000m marcha, com a marca de 23’17″81, confirmando um bom momento de forma.

São, assim, quatro os madeirenses que poderão ser selecionados para participar nos campeonatos europeus de sub-23: Eduardo Pestana (AJS), Adriana Viveiros (ADRAP), Mariana Pestana (GDE) e Pedro Buaró (SLB).

(Fotos: Federação Portuguesa de Atletismo)