Disputou-se em seis pistas diferentes (Lousada, Vagos, Lisboa, Faro, Ribeira Brava e Ponta Delgada) a fase de Apuramento para as finais das 1ª, 2ª e 3ª divisões, que terão lugar a 13 e 14 de julho em Viseu (1ª e 2ª divisões) e em Abrantes (a 3ª divisão).
Este foi o último ano em que se disputou uma fase de apuramento para todas as divisões. A partir de 2025 haverá fase de apuramento apenas para disputar a 3ª divisão. Para a 1ª e 2ª divisão será aplicado o modelo tradicional de subidas e descidas (de duas equipas em cada divisão) de um ano para o outro, permitindo aos clubes saber o que os espera na época seguinte.
Neste ano de transição, os clubes tentaram reforçar-se para tentar garantir não só o acesso à 1ª divisão em 2024, como a permanência na 1ª divisão em 2025. O que implicará ficar num dos seis primeiros lugares na final da 1ª divisão.
Todas as equipas da Madeira (quatro equipas femininas e três equipas masculinas) conseguiram o primeiro objetivo de aceder à final da 1ª divisão na corrente época. Um feito inédito!
Estão de parabéns o Grupo Desportivo do Estreito (GDE), a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (AJS) e a Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP), que qualificaram as suas equipas em ambos os sexos, bem como o Club Sport Marítimo (CSM) que qualificou a sua equipa feminina (a equipa masculina teve apenas uma participação simbólica).
Inscreveram-se nos Campeonatos Nacionais de Clubes: 36 equipas femininas e 42 equipas masculinas, sendo o seguinte o quadro de equipas apuradas para as finais da 1ª e da 2ª divisão (o Sporting, em femininos, e o Benfica, em masculinos, estava automaticamente apurados por terem vencido em 2023):
Em termos individuais destacamos os atletas que obtiveram o primeiro lugar em cada prova: Rafael Jorge (ADRAP) 1º nos 100m e 200m; Joana Soares (AJS) 1ª nos 3000m obstáculos; Ana Monteiro (GDE) 1ª nos 3000m marcha; Inês Cruz (GDE) 1ª nos 800m; Catarina Karas (AJS) 1ª nos 100m barreiras; Sara Inácio (ADRAP) 1ª nos 1500m; Aílton Fernandes (ADRAP) e Nelson Pinto (AJS) 1ºs ex-aequo no salto em altura; Olek Lyachenko (AJS) 1º no triplo salto.
Destaque também para Daniel Santiago (GDE) 2º no lançamento do peso, com um novo recorde regional absoluto de 16,83m; e um especial destaque para Cristina Neves (CSM) que, depois de há duas semanas ter feito marca de qualificação para os Campeonatos da Europa de Sub-18 nos 400m barreiras, repetiu o feito, agora também nos 400m planos, com o excelente resultado de 56″37.
Eis os quadros que resumem a participação individual:
Os resultados completos podem ser consultados AQUI.
Entretanto, durante o Torneio de Preparação que decorreu em paralelo, a iniciada de primeiro ano Clara Teixeira (AJS) ultrapassou a barreira dos 50m com o martelo de 3kg (50,14m). Fábio Aguiar (CSM) estabeleceu um novo recorde regional de iniciados no salto com vara, com 3,72m, ultrapassando o registo de Pedro Buaró com a mesma idade. Finalmente, Mateus Jesus (CSM) também estabeleceu um novo recorde regional de iniciados nos 100m barreiras, com 14″40.
Ainda no mesmo fim-de-semana decorreu mais uma prova do Madeira a Correr no sábado. Neste caso foi o Circuito do Caniço, que teve como vencedores Nilza Ornelas (CAFH) e Ivan Nunes (VIP-RC).
Eis o quadro de vencedores:
No domingo disputou-se o Trail da Calheta, que faz parte do circuito Trail Madeira e cuja prova mais curta constituía o Campeonato Regional de Trail Sprint e em que se sagraram campeões: Olívia Sousa (CEE-M) e Amândio Correia (R-TRM).
Eis o quadro de vencedores:
Foto: Enyo Freitas e Câmara Municipal da Calheta