Foi sob um calor tórrido, que atingiu mais de 40ºC, que se realizaram, em Beja, os Campeonatos Nacionais de Sub-18, no passado fim-de-semana (28 e 29 de junho).
Estes campeonatos contaram com a participação de quase seis centenas de atletas oriundos de todo o país, em representação de mais de 150 clubes. A Madeira fez-se representar por mais de duas dezenas de atletas.
Constança Alves e Clara Teixeira (ambas em representação da ACD do Jardim da Serra) foram as jovens atletas que mais se destacaram da comitiva que se deslocou da Madeira.
Constança abriu os campeonatos com uma vitória categórica na volta à pista (400m), com um resultado de 56″64 que confirma a sua melhor prestação anterior e o seu grande progresso esta época. Esta atleta participou ainda nos 200m durante a segunda jornada, conseguindo um bom 5º lugar.
Foi durante a segunda jornada que a Madeira teve a sua segunda vitória, através de Clara Teixeira, no lançamento do martelo. Clara seguia na segunda posição durante todo o concurso, mas no último ensaio, libertou-se da sua ainda normal e habitual timidez nos palcos nacionais (ela é ainda sub-16…) e lançou o martelo até aos 54,09 metros, próximo do seu recorde pessoal (e quase recorde nacional de sub-16…) vencendo também por uma margem confortável.
Mas os atletas da Madeira conquistaram ainda mais quatro medalhas:
- Fábio Aguiar e Miguel Nóbrega, ambos do CS Marítimo e ambos ainda a recuperar de algumas mazelas, acabaram por conseguir excelentes segundos lugares no salto com Vara e no lançamento do Disco, respetivamente;
- Os lançadores Sara Perestrelo (ADRAP) e Guilherme Ferreira (GDE) conseguiram também excelentes 3º lugares nesta competição.
Eis o quadro de medalhados madeirenses:
Mas houve ainda outros jovens atletas que, apesar de não terem alcançado o pódio, conseguiram alcançar posições de relevo.
Destes, destacaríamos dois:
- Pedro Azevedo (GDE) que, em dificílimas condições de temperatura e quando a generalidade dos atletas de meio-fundo lutavam com grandes dificuldades, conseguiu melhorar de forma expressiva os seus recordes pessoais conquistando um excelente 4º lugar nos 2000m obstáculos (6’22″29) e o 8º lugar nos 3000m (9’11″66). Notável!
- Eduarda Silva (AJS) que, sendo ainda sub-16, conquistou um também excelente 4º lugar no salto com Vara.
Eis o quadro dos atletas que alcançaram a posição de finalista:
Coletivamente, a melhor classificação foi obtida pelo Jardim da Serra, em femininos, no 10º lugar. O Marítimo classificou-se em 13º lugar, em masculinos, e ADRAP e Estreito conseguiram ambos o 15º posto, em femininos e masculinos, respetivamente.
Os resultados completos desta competição podem ser consultados AQUI.
Por cá, disputaram-se as últimas jornadas dos Campeonatos Regionais de Sub-14, que terminaram com a vitória do Jardim da Serra em Femininos e do Marítimo em masculinos.
Os resultados desta prova podem ser consultados AQUI.
As classificações finais podem ser consultadas AQUI.
Na semana anterior decorreram os Campeonatos Regionais Absolutos e, em simultâneo, os Campeonatos Regionais de Veteranos.
Nos campeonatos absolutos, classificaram-se 10 equipas femininas e 11 equipas masculinas, tendo as vitórias coletivas sido conquistadas pela coletividade do Jardim da Serra em ambos os sexos.
Os resultados desta prova podem ser consultados AQUI.
As classificações finais podem ser consultadas AQUI.
Nos campeonatos de veteranos a classificação coletiva engloba ambos os sexos, tendo-se classificado 11 clubes. A luta pela classificação coletiva foi muito disputada, tendo acabado por sorrir à ADR de Água de Pena que venceu a equipa do Clube de Atletismo do Funchal por apenas 2 pontos de diferença.
Os resultados desta prova podem ser consultados AQUI.
As classificações finais podem ser consultadas AQUI.
Ao nível regional falta apenas terminar os Campeonatos Regionais de Sub-20, com a primeira das últimas 3 jornadas a ter lugar já esta quarta-feira, na pista do Centro Desportivo da Madeira.
(fotos: FPA – Luís Barreto / Enyo Freitas)