Disputaram-se em Seia os Campeonatos Nacionais de Sub-16, com uma forte presença de atletas da Região Autónoma da Madeira. Entre os 407 atletas de todo o país, representando 129 clubes, estiveram 26 atletas de quatro clubes da região (AJS, ADRAP, CSM e GDE), que se deslocaram à Serra da Estrela numa participação muito positiva.
Clara Teixeira (AJS), que havia ficado a escassos centímetros do recorde nacional em prova de preparação realizada no Funchal na semana anterior, confirmou o seu favoritismo vencendo o lançamento do martelo. Na mesma prova, Carolina Quintal (AJS) melhorou o seu recorde pessoal e também subiu ao pódio na 3ª posição. Lucas Velosa (CSM), que ainda ficará neste escalão mais um ano, também já foi 3º na prova masculina, confirmando a habitual boa prestação dos martelistas madeirenses.
Outra prova em destaque para as cores madeirenses foi o salto com vara, onde os atletas da região açambarcaram metade das medalhas disponíveis nesta disciplina, com um 1º lugar – Tiago Henriques (AJS) – um 2º lugar – Eduarda Silva (AJS) – e um 3º lugar – Carlota Fernandes (AJS).
As restantes medalhas foram conquistadas por:
- Luciano Abreu (AJS) nos 4000m marcha, prova que o atleta venceu, mas acabou por sofrer uma penalização de 30 segundos por faltas acumuladas, o que o relegou para 2º lugar;
- Anthonella Hernandez (ADRAP), que melhorou consideravelmente o seu recorde pessoal e conquistou a 2ª posição no lançamento do dardo;
- Matias Brites (ADRAP), que estabeleceu um novo recorde regional de sub-16 nos 1500 metros e alcançou a 3ª posição;
- e David Pinto (CSM), que venceu categoricamente os 300m barreiras, também com um novo recorde regional e a 2ª melhor marca nacional de sempre neste escalão etário.
Eis o quadro de atletas madeirenses medalhados:
Mas houve outros atletas que, apesar de não terem conseguido chegar ao pódio, também estiveram muito bem, alcançando posições e resultados de relevo.
Destes, destacaríamos Matilde Marujo (GDE), com um excelente recorde regional nos 300m, que lhe valeu o 4º lugar e ainda com outro recorde pessoal nos 80m e presença na final.
Também Kimberly Nunes (AJS), com um 4º lugar no salto em comprimento, a escassos 3 centímetros do 2º lugar e um bom recorde pessoal nos 80m barreiras, que lhe permitiu a participação na final.
E Dinis Freitas (ADRAP) com um 4º lugar e recorde pessoal no lançamento do peso e mais duas presenças em finais: 5º no Dardo e 8º no Disco.
Eis o quadro dos restantes finalistas (8 primeiros):
Dentro dos 129 clubes participantes a Madeira esteve muito bem representada, tendo a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (AJS) alcançando um brilhante 3º lugar na classificação final, que abrangia o conjunto de ambos os sexos! Perdeu apenas para o Sporting e Juventude Vidigalense.
A Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP) obteve também um excelente 5º lugar (à frente de clubes históricos, como o CAP – o clube de Rosa Mota – e o Benfica, respetivamente: 6º e 7º classificados).
O Marítimo (CSM) conseguiu a 21ª posição e o Estreito (GDE) a 40ª posição, ambos dentro do 1º terço da classificação.
Os resultados completos destes campeonatos podem ser consultados AQUI.
(fotos: FP Atletismo – Luís Barreto)
Entretanto, em termos regionais, já se concluíram este mês os Campeonatos Regionais de Sub-18, com a vitória coletiva do Jardim da Serra em femininos e do Marítimo em masculinos.
As classificações finais podem ser consultadas AQUI.
Também se concluiu no último sábado (14/junho) a classificação final da Taça Fun’Athletics, para atletas sub-12, com vitória coletiva conjunta do Jardim da Serra.
As classificações finais podem ser consultadas AQUI.
No próximo fim de semana serão concluídos os Campeonatos Regionais Absolutos e também os Campeonatos Regionais de Veteranos.